• Presidente Michel Temer abrirá evento no Museu Imperial no dia 4 de dezembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/11/2017 13:50

    O presidente Michel Temer virá a Petrópolis no próximo dia 4 de dezembro para participar da primeira exibição, no Museu Imperial, de cinco cartas escritas por Dom Pedro II, que ele próprio recebeu de presente do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e doou ao museu petropolitano, em junho último. Logo após a doação os documentos foram estudados pela equipe de pesquisa do museu, que conta atualmente com um acervo de mais de 250 mil arquivos.

    Durante o estudo minucioso dos documentos, a arquivista do museu Fátima Argon, fez uma descoberta única, e noticiada setembro pela Tribuna de Petrópolis. Em uma das cartas Dom Pedro II solicitava, em francês, o envio de um exemplar da poesia Le Bonheur, escrita pelo poeta francês Sully Prudhomme, que como ele era membro da Academia Francesa de Letras. Ao traduzir o conteúdo do documento, Fátima Argon, que é presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, percebeu que a carta em questão possui relação direta com outro documento, que já fazia parte do acervo do Museu Imperial, desta vez escrito pelo próprio Sully a Dom Pedro II, em que agradecia o pedido feito pelo imperador e confirmava o envio da poesia.

    Na ocasião, Fátima ressaltou a raridade de se conseguir documentos tão antigos que se comunicam, ou seja, são uma conversa entre o imperador e o poeta, contendo o pedido e a resposta de ambos. Além desta carta, os outros quatro documentos possuem rico conteúdo histórico. Três são saudações, congratulações aos cardeais, devido à chegada do Natal, e foram escritos nos anos de 1862, 1866 e 1874. Já a outra carta é de felicitações ao conde de Trapani, Francisco de Paula  Luís Emanuel de BourbonDuas Sicílias, pelo nascimento da princesa Maria Thereza Ferdinanda, em 30 de maio de 1855.

    Para a deputada federal Cristiane Brasil a vinda do presidente da república Michel Temer é mais um marco para a cidade. “É sempre um fato de grande importância um município receber um presidente. Isso vai enriquecer ainda mais a história de Petrópolis, já palco de tantos eventos significativos para a construção do nosso país. Sem contar que acredito que a vinda dele devolverá o glamour que o município sempre teve”, afirmou.



    Últimas