• Presidente da Câmara terá reunião na Prefeitura para discutir medidas que garantam mais segurança no Circuito de Lazer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/01/2020 19:54

    O presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, vai se reunir ainda esta semana com o prefeito Bernardo Rossi, o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, Jairo Cunha, e o superintendente de Esportes e Lazer, Leandro Kronemberg, para discutir medidas que possam ser implementadas para garantir mais segurança a quem utiliza o Circuito de Lazer. Para ele, é importante uma fiscalização mais efetiva no local e um trabalho para conscientização dos motoristas, mas, mais do que isso, é necessário iniciar uma discussão na cidade sobre a localização do circuito.

    Hingo, que é formado em Educação Física e defende a ideia de ter, no município, uma área destinada aos praticantes de atividades físicas, lembra que já houve propostas de mudança do local do circuito, mas que essa possibilidade nunca foi, de fato, estudada. “O circuito é um espaço consolidado, que atrai famílias inteiras aos domingos e feriados. Não há possibilidade de o projeto ser encerrado. Mas é claro que é importante pensarmos em alternativas. Temos que ouvir os usuários e a população, encontrar soluções. Talvez uma possibilidade seja estudar o fechamento de parte da outra pista da Avenida Barão do Rio Branco, no sentido Centro, acabando com o compartilhamento da via entre praticantes de exercícios e veículos”, explicou.

    Ele lembrou que uma comissão da Câmara já discute as ciclofaixas e, agora, também deve abordar esta questão. “Queremos ouvir as pessoas, receber ideias, propostas. É importante frisar que qualquer mudança exigirá estudos, mas precisamos iniciar este debate. Estamos, na Câmara, abertos a discutir este tema e ajudar a encontrar soluções”.

    Leia também: Carro invade o Circuito de Lazer na Barão do Rio Branco e atropela duas pessoas

    Vereador cita sinalização deficiente e falta de radares 

    O vereador Jamil Sabrá anunciou que está oficiando a Prefeitura para que tome as medidas necessárias para garantir a proteção dos atletas que utilizam o Circuito de Esportes e Lazer. Para ele, a falta equipe no apoio à utilização dos atletas, a sinalização deficiente e a não reativação dos radares na área aumentam os riscos a quem utiliza o circuito.

    Ele lembrou que esta não é a primeira vez que o problema é flagrado pelos usuários: em abril de 2018, um vídeo circulou nas redes sociais mostrando o flagrante de um carro em alta velocidade passando pela área destinada aos caminhantes, corredores e ciclistas. À época, a Prefeitura se comprometeu a reforçar a sinalização, protegida apenas por cones.

    “Não existe, sequer, um agente ou guarda de trânsito no início do circuito indicando a necessidade de diminuição da velocidade. Ali, como em toda a cidade, não há equipamento de radares – desativados desde outubro de 2015. O que divide a área do atleta com os carros são cones dispostos a certa distância em todo o trecho”, lamenta o vereador Jamil Sabrá. Para ele, as medidas de segurança adotadas atualmente são precárias e ações realmente efetivas são urgentes. “Seja o fechamento total da via, com a colocação do outro trecho da Barão do Rio Branco na contramão, seja a implementação de radares ou a presença de equipe efetiva para coibir alta velocidade, por exemplo”, sugere Jamil.

     

     

    Últimas