• Preparai o caminho do Senhor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/12/2016 12:00

    No tempo de Advento, temos um encontro marcado a cada ano com João Batista, aquele que os cristãos consideraram como o que preparou o caminho para a missão de Jesus, reinterpretando Isaías 40.3-5: ‘Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus.’ (Lucas 3.4-6)

    Pregava João Batista o arrependimento, batizando e convocando todos a produzir frutos dignos desse arrependimento, bons frutos, porque está próximo o Reino dos Céus. Ele proclamava que viria alguém que é ‘mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar’ (Mateus 3.11), de ‘desatar-lhe as correias das sandálias”. (Marcos 1.7)

    Este de quem fala João nós sabemos quem é: Jesus, o Filho de Deus, nosso Salvador.

    Mas voltemos a João Batista. Sua pregação era enérgica. Não havia meio termo. Raça de víboras! – era assim que tratava as pessoas. Víboras são traiçoeiras, venenosas, matam. São consideradas símbolo da mentira e do engano. Vocês precisam produzir frutos dignos do arrependimento. Caso isso não acontecer, vocês serão cortados por Deus, como um lenhador corta a árvore e lançados ao fogo, ou seja, à condenação eterna. Não basta ser judeu, ser do povo escolhido por Deus no Antigo Testamento, para estar certo da salvação, seguro de que não haveria condenação, pois das ‘pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.’

    Assim, é preciso a conversão (mudar de rumo), deixar de lado as coisas erradas que se fazia e começar com uma nova conduta de vida.

    Que nova conduta é essa? Lucas nos dá algumas pistas: repartir com quem tem necessidade (roupa e comida); não ser corrupto; não fazer mau uso da autoridade para enriquecer ilicitamente (Lucas 3.11-14).

    Se formos ver, é o que precisa acontecer nos dias atuais. A conversão, mudança de rumo nas atitudes das pessoas. Do menor ao maior. Deixar o egoísmo, a ganância de lado. Buscar ajudar quem necessita, ter uma atitude de honestidade. 

    ‘Preparai o caminho do Senhor’ é uma palavra escrita também a nós.  Precisamos preparar nossa vida para receber Jesus e, com Cristo no coração, produzir os frutos dignos do arrependimento. 

    Que neste Advento possamos fazer o exame de nossa vida, nos arrependermos dos nossos maus caminhos, preparando o caminho do Senhor e que neste Natal a porta esteja aberta para Jesus entrar e sua luz possa brilhar na vida de cada pessoa. 

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas