• Prêmio Shell destaca professora petropolitana da rede pública

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  • 07/05/2018 17:10

    O uso de partituras de música no ensino de frações foi o projeto que a professora da rede municipal de educação Márcia Maria Viana a se inscrever no Prêmio Shell de Educação Científica em 2017. O projeto inovador conquistou o 3º lugar na categoria ensino fundamental e a professora Marcia teve a oportunidade de viajar para Londres e trocar experiências educacionais com os profissionais do Reino Unido. Agora, Marcia chama a atenção dos colegas da rede municipal para o prazo para a inscrição na premiação nesse ano- de 14 de maio até 24 de setembro no site: premioshelldeeducacaocientifica.com

    O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer os professores que encontraram formas criativas e inovadoras de ensinar e incentivar o interesse dos alunos, ampliando o conhecimento científico. Podem se inscrever professores das redes públicas municipal, estadual e federal do Estado do Rio de Janeiro que desenvolveram projetos educativos inovadores nos anos de 2017 e 2018. São duas categorias: ensino fundamental II – professores de ciências e matemática e ensino médio – professores de biologia, física, química e matemática. Uma comissão fará a seleção dos trabalhos e definirá os projetos que mais se destacarem entre os inscritos na 5ª edição do prêmio.

    “Para alcançar o privilégio de vivenciar uma educação de qualidade, de provar dos sonhados ideais que vislumbram uma educação repleta de significado, é necessário ofertar nossa parcela de contribuição para ela. Minha experiência me diz que isso não é fácil. São inúmeros obstáculos e correntes contrárias que nos empurram ao desânimo. No entanto, minha motivação e esforço de assim fazer vem da fé nos princípios e possíveis resultados da educação da qual estamos falando. Quando surge um prêmio que visa incentivar e valorizar esse tipo de prática é muito importante não apenas devido ao reconhecimento que se promove, mas por mostrar que esse é um caminho mais excelente, que deve ser trilhado de forma empolgante e com amor, pois sempre vale a pena”, afirma Márcia.

    Ainda de acordo com a professora, o Prêmio Shell de Educação Científica têm um diferencial. “Além de incentivar projetos inovadores, esses projetos precisam estimular no aluno a capacidade de investigar, formular hipóteses, tirar conclusões, o que é um grande ganho para a vida dele. Além disso proporciona a oportunidade de aprimoramento da prática com uma formação internacional. É sublime”.

    Os três primeiros colocados, em cada categoria, ganharão uma viagem educativa para Londres, além de prêmios em dinheiros e equipamentos educacionais para as suas escolas. Mais informações na página oficial do evento.

     “Temos muitos projetos interessantes nas escolas da rede que incentivam os alunos e contam com o incentivo de toda a equipe escolar. É importante que os professores inscrevam esses projetos. É uma forma de incentivar as ações inovadoras que facilitam o aprendizado dos nossos estudantes”, disse a secretária interina de Educação, Samea Ázara.

     O projeto de Márcia “A matemática que faz a música possível” foi colocado em pratica com os 63 alunos do 6º ano da E.M Battaillard e levou em consideração o ensino de frações a partir da leitura de partituras de música. A professora explicou que cada nota musical é montada por uma fração e que estas frações em conjunto é que dão o ritmo das músicas. Os alunos foram estimulados a escolherem as músicas, buscarem suas notas musicais, traduzindo-as para encontrar as frações equivalentes.

     “Quantos professores fazem um trabalho maravilhoso e não se dão conta que estão nesse nível. Era o meu caso. Precisei ter um olhar pouco mais apurado para perceber o potencial do trabalho que desenvolvo e volto da formação internacional mais completa e disposta a inovar ainda mais. Convivo com professores maravilhosos. Sei que tem muito trabalho bom sendo desenvolvido nas escolas. Vale a pena mostrar", pontua Marcia.

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