Prêmio Guerra Peixe comemora 10 anos: edição 2019 acontece em junho
Artistas e produções culturais que mais se destacaram em Petrópolis no ano de 2018 serão homenageados com o Prêmio Guerra Peixe, que este ano acontece no dia 10 de junho, no Castelo de Itaipava, às 19h30. Chegando a sua 10ª edição, ele é considerado uma das principais premiações do setor artístico-cultural do interior do estado. O Prêmio Maestro Guerra Peixe é organizado pela prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura Esportes (IMCE).
Leia também: Petrópolis recebe a 34ª Exposição do Cavalo Mangalarga
São 11 categorias, dez delas com quatro indicados e um vencedor. A única exceção é o Notório Reconhecimento, que avalia o conjunto da obra realizado ao longo dos anos, e este único já leva a estatueta em bronze “Bandolim e Arte”, obra do artista visual Sérgio Cestari. Em 2019 o notório contemplado é o ator, músico e locutor Reinaldo Gonzaga. Os demais premiados só serão conhecidos no dia da festa. A lista dos indicados para essa edição comemorativa foi divulgada em janeiro deste ano.
A comissão julgadora que apurou o resultado durante todo o ano de 2018 foi formada pela artista plástica Elisabeth Ferraz; a bailarina, professora e coreografa Isabela Barenco; a jornalista, pesquisadora digital e professora Monica Winter; o jornalista e pesquisador musical Nelson Kuster; o artista plástico e animador cultural Paulo Campinho; o técnico em audiovisual e produtor cultural Rogério Avelino; o músico, compositor e ator Thiago Oliveira; o ator, artista plástico e cenógrafo Arthur Varella e o escritor, músico e professor Marcelo Fernandes.
“O prêmio foi criado em 9 de junho de 2009 e será comemorado a exatos 10 anos (e um dia) depois – são as sincronias do destino”, destaca Marco Aurêh, idealizador e coordenador da premiação.
Conheça os indicados:
Música Popular: Álcool 70; Alma Reggae; Dois no Samba; O Velho Blues.
Música Erudita: Coral Municipal de Petrópolis; Coral das Meninas e dos Meninos Canarinhos de Petrópolis (Réquiem de Mozart); Orquestra de Câmara de Petrópolis (ASMB); Teatro Gregoriano Estrada Real.
Teatro: Cia de Teatro da UMEP (O Reino Enfeitiçado); Flávia Miranda (figurinos de O reino Adormecido); Teatro Circense Andança (O Chororô do Rio); Trupe Inventada (O Grande Conscerto).
Dança: Ballet Heloísa Schanuel (The Fairy Doll); Cia Corpoiesis (À flor da pele); Marcio Rodrigues (atuação 2018); Studio DNA (Mamma Mia).
Artes Visuais: Carolina Ponte e Pedro Varela (Diálogos); Josiana Oliveiras (Arvorecer); Novos Olhares (Coletiva); Projeto Marcelo Lago e Grupo Açúcar (Diálogos).
Literatura: André Tavares (Todos os Pais do Mundo); Felipe Barenco (Dois, cinco, meia); José Afonso Vaz (Os Chinelos de Vó Mariquinha); Sylvio Adalberto (Sentir é Terno).
Comunicação: Arte e Cultura (TV Fase); Jornal de Itaipava; Um Programa & Tal (RPT).
Audiovisual: Carol Martins (Flores para quem está viva); Gustavo Pizzi (Benzinho); Milena Cafer e Mariana Diegues (Sexismo Insistente).
Produção Cultural: Deguste; FEESPE; Solstício do Som; Renata Garcia. Categoria Especial: Concertos de Órgão da Catedral São Pedro de Alcântara; Museu da Cerveja; SESC; Televisual (30 anos).
Notório Reconhecimento: Reinaldo Gonzaga.