• Prefeitura vai ampliar rede de iluminação pública em ruas não atendidas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/07/2020 18:10

    Cerca de dois mil novos pontos de iluminação serão criados em ruas que ainda não contam com infraestrutura elétrica. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (13) pela prefeitura, que fará licitação para contratar o serviços. Ainda não há previsão de quando a licitação será realizada. O projeto faz parte do programa Petrópolis Iluminada, que está substituindo lâmpadas antigas por modelos de LED na iluminação pública.

    Segundo a prefeitura, 517 ruas de 47 bairros ou comunidades em todos os distritos deverão ser atendidas com troca de lâmpadas comuns por LED e instalação de novos pontos de luz. Do total de 17 mil luminárias contabilizadas pelo projeto, quase duas mil devem ser novas – o que inclui a instalação de postes, cabeamento, as luminárias propriamente ditas e outros equipamentos. Todo projeto foi feito com base nas normas da ABNT para iluminação de cada tipo de via.

    Os recursos utilizados para a instalação das novas luminárias são provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), um mecanismo criado em 2002 para arrecadar recursos para custear o consumo de energia pela iluminação pública e também para manutenção, eficientização, melhorias e ampliação do sistema de iluminação pública.

    O projeto que o Departamento de Iluminação Pública elaborou será executado de acordo com a disponibilidade financeira, por meio da contratação por registro de preço. Neste sistema, as empresas interessadas em fornecer o serviço apresentam ofertas de preço para cada item do edital pelo prazo de um ano. Com o orçamento previamente definido, a prefeitura determina quais serviços serão efetivamente prestados e paga somente por aquilo que foi executado. 

    Um dos pontos altos da substituição das lâmpadas comuns por modelos de LED, segundo a prefeitura, é que os modelos mais novos iluminam até 60% mais enquanto consomem menos energia, além de terem vida útil mais longa, o que se traduz em enconomia. “Iluminação significa segurança e mais conforto para toda população. Com esse projeto, vamos atender mais moradores, levando iluminação para locais que ainda não são atendidos”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

    Últimas