• Prefeitura procura espaços no Centro e nos bairros para instalação de novas creches

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/04/2019 20:00

    A Prefeitura anunciou que está em busca de novos espaços para abrir novas creches no Centro e nos bairros. A notícia não chega a ser novidade, já que o Município vem sendo cobrado pelo Ministério Pública para ampliar a rede de forma a atender a demanda existente. Hoje, constam em lista pública do Governo Municipal 2.243 crianças na lista de espera por vagas. Os dados são de 2019. Segundo a Secretaria de Educação, a intenção é abrir novos espaços ainda no segundo semestre deste ano. Entre eles estão o CEI Boa Vista e o CEI Augusto Meshick, no Centro – o primeiro sendo construído e o segundo em obras para adaptação do espaço.

    Leia também: STF ordena que Estado nomeie candidatos aprovados em concurso de professores

    Segundo a Prefeitura, hoje a rede tem 3,7 mil alunos em creches e a expectativa é de ampliar em 20% a oferta de vagas, o que, embora represente número significativo, não permitiria atender sequer metade da demanda existente hoje. 

    Nessa semana, durante visita a imóveis no Centro, em Corrêas e em Itaipava, o prefeito Bernardo Rossi e a secretária de Educação, Márcia Palma, explicaram que atuam em duas frentes, adaptando espaços existentes para que possam ser traformados em creches e construindo mais unidades. "A meta é reduzir a cada ano o déficit de vagas”, afirma Bernardo Rossi. 

    Além do CEI Boa Vista, na Estrada da Saudade e do CEI Augusto Meschick, no Centro, o poder público espera adaptar o Ciep Municipalizado Santos Dumont, no Independência,  e inaugurar mais um Centro de Educação Infantil no Centro da cidade. 

    “Desde o ano passado estamos visitando imóveis e analisando as melhores opções para se abrir um novo CEI no Centro. Muitas mães precisam colocar os filhos em um local próximo do trabalho, por isso a demanda por vagas no Centro é sempre maior. Estamos avaliando um local grande, seguro e que pode absorver mais de 300 crianças. Estamos pensando nas adaptações que deverão ser feitas no local para atender crianças de até cinco anos”, explica o prefeito.

    Um exemplo de local que foi adaptado para receber alunos de até cinco anos é o CEI Herminia Matheus, no São Sebastião. O imóvel, que abrigava uma escola, foi adaptado em 2018 e atende atualmente 117 alunos. “Temos na rede locais que foram preparados para atender os alunos da educação infantil integralmente e que oferecem educação de qualidade para os alunos, mas sabemos que é necessário aumentar essa oferta, sempre levando em consideração o conforto e segurança para as crianças. O Hermínia é um local que se tornou CEI e já é referência no atendimento e queremos garantir que outros espaços educacionais de excelência sejam abertos ainda nesse ano”, afirmou a secretária de Educação, Marcia Palma.

    Com 182 unidades escolares, sendo 70 Centros de Educação Infantil, a rede municipal de Educação conta com aproximadamente 42 mil alunos. Destes, 8.976 estão matriculados na educação infantil – 3.688 deles nos Centros de Educação Infantil.



    Últimas