• Prefeitura moderniza seus sistemas de informática em busca de eficiência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/06/2019 13:30

    O sistema administrativo da Prefeitura passará por uma modernização e integração dos sistemas. O objetivo é melhorar os trâmites de processos, fortalecer a transparência de informações nas organizações, eficiência e qualidade no gerenciamento dos serviços de TI no município, como explica o secretário de administração e recursos humanos, Marcus Von Seehausen. 

    Veja também: Aneel define bandeira amarela nas contas de energia de julho

        Ainda será feita o processo licitatório para contratação de uma empresa que fará a execução do serviço. A cotação já foi iniciada, e o valor do recurso foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Ministério da Fazenda, segundo o secretário, foi estimado em torno de R$ 1,2 milhão.
        Marcus explica que ainda com os esforços da Prefeitura, desde o início desta gestão percebeu que a falta de uma solução de gestão administrativa integrada, “tornava-se um processo árduo e muitas vezes ineficiente”.
        “Para solucionar esses problemas, identifiquei a necessidade da implementação de processos organizacionais em alinhamento com as melhorias práticas de gestão de tecnologia da informação. Para que os levantamentos dos dados não sejam feitos de forma manual ou utilizando meios pouco eficientes na sua tabulação e consolidação. Com isso, visamos atender plenamente às necessidades da Prefeitura. A implementação de processos de gerenciamento de serviços de TI deverá abranger todos os macroprocessos de gestão de administração”, explicou.
        Na prática, a modernização vai permitir a interlocução entre as secretarias, disponibilizando as informações de gestão administrativa para áreas de administração logística da Prefeitura, dando acesso, em tempo real, aos dados que detalham procedimentos como: gestão de fornecedores, processo de contratações, suprimentos de controle de material, entre outros.
        Será feito um banco de dados com inventário de bens permanente e materiais de consumo, que poderão serem acessados por meio de coletores de código de barras e de RFId. Segundo o secretário da pasta, as rotinas eletrônicas vão permitir a padronização das informações, maior rapidez e segurança na execução dos trabalhos. “O objetivo é ofertar uma solução definitiva e completa para a gestão necessária a Prefeitura”, completou.
        A modernização do parque de informática do município faz parte do convênio assinado em maio, entre Prefeitura e Caixa Econômica, por meio do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). 

    Últimas