• Prefeitura aciona Procon e órgão intima Concer sobre obras às vésperas de feriados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/04/2019 10:00

    A Prefeitura está oficiando a Concer para que finalize de imediato ou interrompa – retirando obstáculos e garantindo a fluidez no trânsito – as intervenções no quilômetro 85 da pista de subida da Serra. A poucos dias do feriado de Semana Santa, a concessionária que administra a BR-040 faz mais uma intervenção colocando a estrada em meia pista com engarrafamento para os usuários. A ação da Prefeitura está sendo feita por meio do Procon. Insistindo na obra e não garantindo a sua finalização antes do feriado, quando são esperados mais de 200 mil veículos pelo trecho, a Concer será autuada pelo Procon, cabendo punição e multas diárias em função do prejuízo aos consumidores. Em nota, a Concer informou que a obra, assim como as demais do gênero, visa dar mais segurança aos usuários, e garantiu que as intervenções têm, sim, término previsto para antes do próximo feriado.

    Leia também: Município cobra retomada de obras na BR-040, redução da tarifa de pedágio e posto da PRF

    Leia também: BR-040 é a segunda rodovia com maior número de roubos de carga no estado

    O prefeito Bernardo Rossi e o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, discutiram nesta sexta-feira (12) os detalhes da notificação, já entregue à empresa e noticiada ao Ministério Público Federal. “Nos últimos feriados, em especial o de Carnaval, a Concer iniciou obras colocando a estrada em meia pista em alguns trechos ocasionando engarrafamentos vários dias seguidos com até seis horas de retenção. Parece proposital o que a empresa vem fazendo com a cidade. A cada feriado, quebra uns 50 a 100 metros de estrada, e deixa em meia pista. Não são obras emergenciais e elas devem se ajustar ao que a cidade espera e precisa de seu principal acesso”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

    O tráfego de 200 mil veículos é estimado pela própria concessionária e engloba os 180 quilômetros até Juiz de Fora. Boa parte dos veículos vem direcionado a Petrópolis que já tem 80% de ocupação hoteleira e pelo menos 12 mil pessoas com reservas feitas nos hotéis e pousadas da cidade. “É uma data importante para o turismo e a estrada vem prejudicando a movimentação nos feriados, não só de quem vem se hospedar, mas quem vem passar o dia”, afirma Marcelo Valente, secretário da TurisPetro. 

    O coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, mostra como vai ser a ação contra a Concer: ‘oficiamos a empresa que deve restabelecer ambas as pistas seja finalizando a obra de imediato ou a interrompendo, porém, sem deixar obstáculos na estrada. Não acatando esta notificação e gerando o transtorno de engarrafamentos e falta de segurança, a empresa será autuada e multada”.

    Às vésperas do Carnaval deste ano, no quilômetro 82, um pouco antes do túnel do Quitandinha, a empresa iniciou colocação de placas de concreto. Em alguns dias, somada a acidentes, a intervenção chegou a ocasionar mais de 10 quilômetros de retenção.

    “São 30 mil empregos vinculados ao comércio, hotéis, restaurantes e prestação de serviços que são movimentados ainda mais em feriados, alta temporada de turismo e eventos do calendário da cidade. A Concer, que não conseguiu concluir a nova pista de subida da serra não pode prejudicar a cidade interrompendo o fluxo na atual via”, afirma o prefeito Bernardo Rossi. 



    Últimas