• Praça do Skate continua abandonada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2016 18:50

    A Praça Duque de Caxias, conhecida popularmente como Praça do Skate, localizada no Centro Histórico de Petrópolis, continua abandonada. O banco de concreto que circunda a praça está quebrado. O local não tem manutenção e há lixo nos arredores. Embaixo da rampa há entulhos, cobertores, roupas e sacolas de sem-tetos que têm dormido no local.

    O taxista do ponto de táxi da praça, Denir Gomes, de 59 anos, conta que um grupo de cerca de 10 pessoas tem frequentado o lugar à noite, onde fazem comida em um pequeno fogareiro. Segundo ele, alguns dormem ali e outros na Rua Souza Franco. Denir informou que nunca viu, nem ouviu boatos de uso de drogas pelos moradores de rua. “A única coisa que incomoda, às vezes, é o cheiro da fumaça”, disse.

    A garçonete da Lanchonete do Vizinho, Cristina Raeder, de 51 anos, também disse que não vê movimentação de drogas na região e disse que, apesar de ser “chata” e “feia” a movimentação ali à noite, o comércio nunca foi incomodado pelos frequentadores.

    Em nota, a Prefeitura informou que a Comdep informa que enviará uma equipe ao local para averiguar a situação e realizar os reparos necessários. A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) informa que realiza, constantemente, o trabalho de abordagem em todo o município. As equipes abordaram pessoas em situação de rua, tentando convencê-los a pernoitarem no Núcleo de Integração Social (NIS), mas em alguns casos há recusa por parte da população em situação de rua.

     O trabalho de abordagem é realizado por equipe multiprofissional, com psicólogo e assistente social. A equipe busca entender a realidade da pessoa e faz o encaminhamento para o Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra. Este espaço passou entre 2013 e 2014 pelo maior conjunto de obras desde a sua abertura. A área recebeu uma reforma completa, com melhorias nos dormitórios, telhado, lavanderia e pátio. Toda a infraestrutura foi recuperada e o imóvel foi pintado. No local, hoje, estão abrigadas cerca de 50 pessoas.

     A Setrac também mantém o Centro Pop, na Rua Floriano Peixoto, inaugurado pela Prefeitura em 2015. No local, as pessoas em situação de rua podem encontrar acolhimento durante o dia, além de atendimento social e psicológico. O Centro Pop também oferece à população em situação de rua área para banho, espaço para convivência, sala para leitura, atividades pedagógicas e palestras. Quando necessário, as pessoas atendidas no Centro Pop são encaminhadas ao Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, onde podem passar a noite.

     A Setrac esclarece também que algumas das pessoas em situação de rua em Petrópolis recusam o abrigo. Há, ainda, moradores de outras cidades. Nesse caso, a Setrac busca o contato com as Prefeituras dos municípios de origem, para que façam trabalho de restabelecimento de vínculo junto às famílias.


    Últimas