• Por que duvidamos da existência de Deus?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/07/2016 13:52

    Porque duvidamos da existência de Deus? Ocorrência fácil entre os seres humanos não só entre ateus,mas principalmente entre fiéis.Sempre indagamos por que uma criança fica doente,por que em um acidente alguém sobrevive e outros morrem,por que alguns muitos desonestos progridem e ficam impunes enquanto muitas pessoas éticas e corretas não conseguem prosperar.Essa dúvida acompanha o homem desde sempre e foi isso que aconteceu com Jó.Questionou a Deus por que ele estava sofrendo tanto se ele tinha sido o mais correto possível.Seus amigos o acusam de estar mentindo e ter cometido algum pecado sério contra a lei de Deus e por isso merecia o castigo.Jó insiste na sua justiça e questiona Deus.Então Deus responde a ele com perguntas , como por exemplo, “onde estavas tu quando criei o mundo e o fiz flutuar no espaço?”.Então Jó cai na real e responde a Deus :”Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido (…)”.Estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo”.Lutero escreveu que enquanto houver dúvidas sobre a existência de Deus e da veracidade de seu evangelho, é porque ainda há fé.Paulo também enfrentou essa dúvida e a encontrou entre os cristãos de Corinto e por isso escreveu em 1 Co.1 v. 25:”Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio que a sabedoria humana e aquilo que parece a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana”.Tudo isso decorre da soberba humana, que sendo criado por Deus, quer, com sua limitada mente,interpretar e explicar a sabedoria divina.Um atrevimento advindo do paraíso, quando foi estimulado pelo mal a desobedecer a Deus porque queria ser igual a Ele.A vaidade, o maior dos defeitos humanos.Mas não se desespere quando enfrentar essas dúvidas.Lembre-se que Lutero também sofreu com elas e escreveu (segundo Kuhn, registrado no livro Lutero o Reformador):quando eu chegar na glória de Deus certamente receberei dele toda a revelação sobre os mistérios dele e resposta a todos os meus questionamentos.Tenho a absoluta certeza de que ainda aquilo que achei  coisa absurda e que Deus estava errado será plenamente correto e lógico.O que temos que fazer é não temer ou duvidar e sim crer somente.Então o que temos que ter em mente é que Deus é Deus,o supremo criador dos céus e a terra e que planejou a maneira pela qual toda a sua humana criação poderia vir a herdar a vida eterna, dando seu filho Jesus Cristo para morrer por todos nós,mesmo sendo imerecedores.E a nós, deu a liberdade de aceitar essa salvação por graça e fé ou rejeitá-la.Se não aceitarmos Deus da forma como escreveu Paulo e Lutero e com a humildade de Jó,é porque não cremos na sua existência, pois buscamos um Deus tão humano que somos capaz de interpretá-lo.De um Deus assim, certamente não precisamos, pois o mundo é como é por causa das ações humanas, e não é isso que buscamos, certo?Não duvidemos, mas simplesmente aceitemos que Deus é soberano e que excede a todo humano entendimento e que já nos deu o caminho para voltarmos a conviver com Ele na eternidade,e quem sabe,então ficar claro para nós a sua lógica hoje tão incompreensível.Bom saber que podemos confiar em Deus,acima de nosso entendimento.Marcos Carneiro


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703



    Últimas