• População, sem máscaras, alega que maior risco de contaminação é nos ônibus lotados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/10/2020 02:00

    População, sem máscaras, alega que maior risco de contaminação é nos ônibus lotados

    Um Partisans veio do Cascatinha para o Centro da cidade ontem e ficou horrorizado. Contou mais de 40 pessoas, a pé, nas ruas, sem máscara neste percurso, principalmente, no segundo distrito, que vem a ser o local onde o número de mortes pela Covid-19 aumentou. Jovens, adultos e idosos, todos sem máscara.

    Justificativa

    E todo mundo – pelo menos os que estão preocupados com a doença – tem um relato no bairro onde mora de festas, eventos e bares lotados.  E a justificativa de quem tá abusando é que nos ônibus tá todo mundo igual sardinha em lata e que se for pra pegar, o jeito mais fácil é no transporte coletivo.

    Mais testes

    A testagem em massa da população foi encerrada na quarta-feira porque acabaram os testes. A Prefeitura tinha 12 mil testes e comprou mais 50 mil e os todos os 62 mil exames já foram usados. Agora vai ter que licitar mais. Mas, se já tinha a previsão de comprar mais 30 mil já podia ter aberto a licitação antes do estoque acabar, né? Assim, não interrompia o programa.

    Pesquisa de rede

    As enquetes do Facebook tão uma comédia. A cada enquete aberta vão lá grupos dos candidatos, em bloco, fazer votação.  Nunca, vai mesmo espelhar a realidade.

    Cães

    Não é de hoje que os cães na Barão de Teffé atacam as pessoas nas calçadas. Afinal, eles protegem os donos, um casal em situação de rua que mora ali.  São bem cuidados e tudo o mais, porém são um risco para os pedestres.

    Os guias de turismo de Petrópolis – uma das atividades mais duramente atingidas pela pandemia está dando a volta por cima.  Lançaram o projeto Ver e Viver Petrópolis, de roteiros que podem ser feitos a pé. Fizeram ontem a primeira (de muitas!) edição.

    Rei dos memes

    Bomba nas redes memes com Paulo Mustrangi e seus dois posicionamentos políticos: em 2012, com Bernardo e em 2020 com Rubinho, contra Bernardo.  Galera tá fazendo a festa. Mustrangi tá ganhando até de Paulo Igor.

    Metade de quanto?

    O Instituto Estadual do Ambiente diz que reduziu em 50% as ocorrências de incêndios florestais em Teresópolis, Cidade do Carmo, Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro. Tudo foi fruto de fiscalizações da operação Fumaça Zero. Mas o Inea não apresenta um único número para mostrar essa redução.

    Só pra saber

    O deputado estadual Marcus Vinícius Neskau foi citado por Bruno Selem em delação premiada na investigação do esquema de corrupção em contratos da Fundação Leão XIII, órgão do governo estadual, com empresas como a Servlog. Selem é apontado pelo Ministério Público como braço direito do empresário Flávio Chadud, dono da Servlog. Segundo o delator, a partir de junho 2018, a propina passou a ser paga pessoalmente ao deputado. Mas, e antes?

    UTIs

    Segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, o ideal é que cada cidade tenha três leitos de UTI por 10 mil habitantes. Petrópolis tem mais: são quatro por cada 10 mil mas, o total de 73 leitos pelo SUS não é suficiente. A fila ontem, por leitos, na Defensoria Pública, era de sete pessoas. A Defensoria vem defendendo que diante da baixa utilização dos leitos UTI Covid – 34 de 85 disponíveis ontem, fazendo 38% – já se faça um remanejamento para pacientes de outras doenças.

    Ações coletivas

    A Defensoria Pública também abriu mais um núcleo, o oitavo, o que vai possibilitar mais agilidade nas ações judiciais. Os defensores agora vão ingressar com ações coletivas tanto para leitos quando para medicamentos para acelerar o processo.


    Um dos prédios mais bonitos de Petrópolis, o Palácio Amarelo, já com iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa. 

     

     

    Últimas