• População pode ajudar na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/09/2018 22:00

    No próximo sábado (22), às 15h, durante o Petrópolis BikeDay, na Bohemia acontece as consultas públicas para a elaboração do documento do Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo elaborado pelo município. O primeiro tema a ser discutido será:  transporte não motorizado. Os interessados no assunto irão ouvir uma explanação sobre o tema, que será seguido de um debate e, por fim, poderão opinar sobre o tema.

    Até a conclusão do Plano de Mobilidade, outras 15 consultas púbicas e quatro audiências serão realizadas. A previsão é que seja feita uma a cada duas semanas para discutir temas como transporte público de passageiros; transporte de cargas, supercargas e fretamento, motofrete e frete; educação e segurança no trânsito, transporte público individual; turismo e grandes eventos; patrimônio histórico e cultural e feiras livres; e transporte escolar, eixos de crescimento urbano, LUPOS e leis de planejamento.

    “As discussões desses modais culmina com a primeira audiência pública, que deve acontecer nos primeiros meses do próximo ano. Nessa audiência as propostas serão mostradas e será uma oportunidade de que as partes interessadas de diversos setores estejam unidas e mobilizadas em prol do Plano de Mobilidade. Esse é um dos desafios da atual administração e estamos trabalhando para entregar um documento viável e de acordo com a realidade do município”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

    Após a primeira audiência pública serão realizadas consultas públicas por eixos: infraestrutura de trânsito; operação de trânsito, que inclui segurança viária, fiscalização e uso do solo; além de acessibilidade universal e sustentabilidade ambiental. Ao final dessas consultas, será feita mais uma audiência com a apresentação das propostas e, depois, a última etapa de consultas públicas ocorrem nos bairros. Pelo cronograma três consultas: a primeira inclui a área do primeiro distrito; a segunda, do segundo distrito e a terceira do terceiro, quarto e quinto distrito.

    A confecção do documento atende à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012) na qual existe a exigência de elaboração de planos de mobilidade urbana para todos os municípios com população acima de 20 mil habitantes, assim como os demais obrigados ao plano diretor. Neste sentido, o Ministério das Cidades incluiu no programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana a possibilidade de financiamento dos planos de mobilidade para municípios acima de 100 mil habitantes.

    Para o PlanMob, já foram realizadas contagens de veículos em diversas ruas da cidade, pontos de simulação, hierarquização de 3000 vias, replanejamento de itinerários de diversas linhas de ônibus, projetos para obtenção de recursos apresentados à possíveis financiadores e mais de 8Km de faixas seletivas projetadas.

     


    Últimas