• Policiais civis de Petrópolis cumprem mandados de prisão por crimes de violência doméstica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2020 11:05

    Policiais civis das duas delegacias de Petrópolis – 105ª (Retiro) e 106ª (Itaipava) – estão cumprindo na manhã desta quinta-feira (13) mandados de prisão por crimes de violência doméstica. A operação, chamada Athena, acontece em todo o Estado do Rio de Janeiro e faz alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha (ocorrido no último dia sete). 

    Em Petrópolis, dois mandados já foram cumpridos, sendo um deles na região do Carangola. “As equipes estão na rua desde as seis da manhã e as operações continuam em andamento”, disse a delegada titular da 105ª Delegacia de Polícia, Juliana Ziehe.

    Em todo o Estado, as 14 delegacias especiais de atendimento à mulher (DEAMs) participaram da operação, com o apoio das unidades da capital, Baixada Fluminense e do interior. De acordo com a PC, a operação não inclui agressores foragidos no interior de comunidades, devido à restrição imposta pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia.

    Redução de registros durante a pandemia

    Segundo a diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Sandra Ornellas, apesar de as DEAMs terem continuado a atender ao longo de todo o período de isolamento social, inclusive tendo realizado diversas prisões em flagrante, houve uma diminuição nos registros de ocorrência, em alguns casos de até 50%. 

    “Segundo o Monitor de Violência do Instituto de Segurança Pública, a redução do número de registros não significa que a violência contra a mulher esteja diminuindo, mas que pode haver subnotificação neste período de pandemia. Com a flexibilização do isolamento social, houve um considerável aumento no número de registros durante o último mês”, afirmou a delegada.

    Últimas