• PMP garante verbas federais para custeio dos CRAS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/07/2019 08:57

    A recuperação de verbas e aquisição de novos recursos para custeio de programas e serviços da Secretaria de Assistência Social foi o foco da participação da pasta na comitiva, liderada pelo prefeito Bernardo Rossi em Brasília, nesta semana. Em reunião com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, na Esplanada dos Ministérios, a secretária Denise Quintella teve a aprovação do repasse de R$ 400 mil para a secretaria. A verba será destinada para a implantação do atendimento ao serviço social itinerante e reformas das sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

    Na ocasião, a secretária buscou o resgate de R$ 3,3 milhões referentes a manutenção de serviços prestados na rede de proteção social básica e especializada, nas oito unidades do CRAS e no Centro Especializado de Referência Social (CREAS). A atuação direcionada ao cuidado dos jovens usuários de álcool e drogas também foi debatida, com a proposta de implantação de uma Residência Terapêutica voltada para o resgate de dependentes químicos. O projeto direcionado para o serviço já está sendo elaborado e será pauta de um próximo encontro no ministério.

    A implantação do serviço social itinerante vai contar com o repasse de verbas de emendas parlamentares obtidas com o apoio do deputado federal, Vinícius Farah. O recurso vai possibilitar a aquisição de uma van, para levar os atendimentos do CRAS à população residente em áreas rurais ou distantes das regiões centrais da cidade, longe da cobertura das unidades fixas. “O CRAS volante vai possibilitar expandir os serviços para a população que mora em regiões distantes. Vamos poder explorar locais que ainda não são cobertos com as unidades fixas, como Brejal, Pedro do Rio, Secretário, Fagundes, entre outras”, conta a secretária de Assistência Social, Denise Quintella. 

    Parte da verba garantida com a emenda parlamentar, também será usada para providenciar reformas em unidades do CRAS mais antigas. “Vamos conseguir melhorar nossas estruturas para prestar atendimento ainda mais adequado aos usuários”, frisa a secretária, que já está debruçada no projeto de criação da Residência Terapêutica, voltada aos atendimentos dos jovens dependentes de álcool e drogas. “Vamos alinhar esse trabalho com a Secretaria de Saúde, para trabalharmos em conjunto com a rede. Atualmente temos o trabalho realizado no CREAS, voltado para esse público, mas com essa unidade, vamos avançar ainda mais no resgate desses jovens”, ressalta. 

    Últimas