• Plano Inverno 2020 é lançado em Petrópolis para prevenção e combate de incêndios florestais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/06/2020 12:15

    A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias lançou nesta sexta-feira (19) o Plano Inverno 2020. Nele estão os planos de contingência e as matrizes de atividades e responsabilidades relacionadas as duas das principais ameaças da estação fria: incêndios florestais e estiagem. Participam deste trabalho mais de 50 instituições, como o Corpo de Bombeiros, Radioamadores e órgãos ambientais, com o objetivo de reduzir o número de queimadas durante a estação mais seca do ano, que começa no sábado (20).

    Lançado de forma pioneira na cidade em 2017, o Plano Inverno é atualizado anualmente e consiste em ações de prevenção – como a entrega de cartilhas nas comunidades – e operacionais, preparando as instituições que apoiam o Corpo de Bombeiros no atendimento dos incêndios florestais. Neste ano, por conta do coronavírus, o trabalho humanitário – como a campanha do agasalho e a festa julina solidária – está suspenso.

    Lançamento do Plano Inverno 2020 na Secreria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Foto: Divulgação/PMP

    “Suspendemos algumas ações por conta do coronavírus, mas vamos manter a doação de sangue, por exemplo. O Plano Inverno foi criado em 2017 e a prefeitura ganhou reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo trabalho realizado. Neste ano, fizemos a atualização dos planos de forma online e vamos continuar com esse trabalho preventivo”, explica Anderson Pinheiro, secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

    Participaram do lançamento do Plano Inverno 2020 representantes da Guarda Civil Municipal, Radioamadores, Secretaria de Meio Ambiente, Cruz Vermelha, Águas do Imperador e Bombeiros Civis. O evento aconteceu na Sala de Cooperação da Defesa Civil.

    “Os planos são importantes, já que determinam as funções de cada órgão no momento do desastre, além de indicar quais são os de apoio”, disse Wellington Quatorze, da Águas do Imperador. “Os radioamadores estão preparados para dar suporte ao governo municipal em qualquer situação. Às vezes recebemos denúncias e encaminhamos para os órgãos responsáveis, de acordo com as matrizes”, completa Fábio Hoelz, coordenador da Rede Operações de Emergência de Radioamadores (ROER)

    O Plano Inverno 2020 está disponível neste link.

    Leia também:

    Lá vem ele: inverno no Hemisfério Sul começa neste sábado

    Restaurantes, academias e a Feirinha de Itaipava só devem ser autorizados a reabrir no dia 29

    Últimas