• Plano de Mobilidade Urbana terá três consultas públicas na Semana de Engenharia da UCP

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2018 09:40

    Três novas consultas públicas para a construção do Plano de Mobilidade Urbana estão programadas para os dias 23, 24 e 25 de outubro. Os temas serão discutidos durante a Semana de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis. Desta vez, os assuntos abordados são ‘Transporte Coletivo’ no primeiro dia, ‘Patrimônio Histórico e Feiras’ no segundo e ‘Cargas e Fretamento’ no terceiro. Todas as consultas ocorrerão a partir das 19h, no Campus Barão do Amazonas.

    A intenção da CPTrans ao propor os temas é abastecer a população com a maior quantidade possível de informações sobre esses assuntos e solicitar depoimento sobre os temas, que serão levados em conta na confecção do Plano de Mobilidade Urbana. Durante a consulta, o público será munido com fichas técnicas, que terão dados individuais e passam desde às estatísticas de acidentes daquele modal às vantagens e desvantagens daquele tema.

    “Os temas estarão inseridos dentro da Semana de Engenharia e contarão com professores e alunos de cursos afins, que pensarão na mobilidade pública como algo que precisamos avançar. A ideia, no entanto, é que a população tome esse plano como seu, que opine, discuta e leve dados que possam complementar e fazer do PlanMob um documento que realmente retrate a realidade do município”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

    Até a conclusão do Plano de Mobilidade, a previsão é que outras 12 consultas púbicas e quatro audiências sejam realizadas. Entre os temas que serão discutidos nas próximas reuniões estão educação e segurança no trânsito, turismo e grandes eventos, transporte escolar, eixos de crescimento urbano, LUPOS e leis de planejamento. Após essas consultas, será realizada a primeira audiência pública, dando início a uma nova fase de elaboração do PlanMob.

    Após essa fase serão feitas novas consultas públicas, só que por eixos: infraestrutura de trânsito; operação de trânsito, que inclui segurança viária, fiscalização e uso do solo; além de acessibilidade universal e sustentabilidade ambiental. Ao final dessas consultas, será feita mais uma audiência com a apresentação das propostas e, depois, a última etapa de consultas públicas ocorrem nos bairros. Pelo cronograma três consultas: a primeira inclui a área do primeiro distrito; a segunda, do segundo distrito e a terceira do terceiro, quarto e quinto distritos. 

    Consulta pública on-line

    Após a realização das consultas públicas, os formulários serão disponibilizados do site da CPTrans para que aquelas pessoas que não conseguirem ir na consulta possam ter informações e deem suas opiniões sobre os temas. Um deles já está disponível no site da companhia, sobre Transporte Não Motorizado. Para isto, é só acessar o menu lateral esquerdo clicar em “Plano de Mobilidade” e, em seguida, no segundo link disponibilizado. Para responder à consulta é necessário se identificar com e-mail, nome, contato e documentação. Em seguida, o usuário é convidado a acessar as fichas técnicas sobre Pedestres e Bicicletas. É importante fazer o download de ambos os documentos para que possa ter propriedade ao opinar. Após baixar e ler os arquivos, é só escolher o tema para qual quer opinar, escrever sobre o assunto e clicar em Enviar.

    Leia também: Programa do governo estimula uso da bicicleta no Brasil.

    Últimas