• Planejamento familiar é assunto discutido dentro do Programa da Saúde da Mulher

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2019 11:25

    O planejamento familiar é um dos focos do trabalho do Programa da Saúde da Mulher, desenvolvido pela Secretária de Saúde, que atendeu em 2018 mais de 19 mil mulheres, de diferentes faixas etárias do município. Nos primeiros três meses do ano, cerca de 5 mil mulheres passaram por algum tipo de acompanhamento nas unidades básicas da rede pública de saúde. 

    No município, são 54 unidades de saúde que o  assunto é discutido nos atendimentos individuais e em grupos de educação e saúde.

    São passadas orientações para as mulheres e parceiros sobre os métodos a serem adotados, que podem ser o mecânico (DIU – pequena haste inserida no útero que pode prevenir gravidez por um período de até 10 anos); hormonal (anticoncepcional) e de barreira (camisinha feminina e masculina). Os profissionais prestam orientações sobre riscos e benefícios de cada uma das opções. Em 2019, foram realizadas 97 laqueaduras e 190 colocações de DIU.

    O homem também é alvo do trabalho realizado no programa de saúde da mulher. As equipes convidam os parceiros a participarem das reuniões para terem conhecimento e participarem da escolha do método contraceptivo para a mulher e dos existentes para os homens. “Os homens também fazem parte desse processo, além de também serem orientados sobre os cuidados que eles próprios devem ter”, destaca a coordenadora do programa da mulher, Ana Paula Bessa Santos.

    Para as grávidas, as orientações são dadas durante toda a gestação, no sentido de possibilitar que a mulher defina qual método contraceptivo será adotado após o nascimento do bebê. “A depender da idade e da quantidade de filhos, a mulher vai se adequar a um dos métodos existentes. Durante o acompanhamento elas recebem todas as informações necessárias para evitar uma gravidez não planejada”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

    Além do pré-natal e planejamento familiar, o programa oferece esclarecimentos sobre diversas questões relacionadas à saúde da mulher. Os profissionais orientam sobre o câncer do colo do útero, de mama e fazem o encaminhamento dos casos para a rede de atendimento especializada do município. O programa presta todo o suporte necessário e a mulheres acompanhadas são alertadas sobre os cuidados que devem ter durante o climatério e pós-menopausa, que ocorrem entre os 40 e 65 anos de idade.


    Últimas