• Piloto veterano de Petrópolis disputa Paulista de Fórmula Vee

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2018 15:50

    Antônio Souza é um arquiteto e piloto graduado de competição. E também um petropolitano apaixonado pelo automobilismo que encontrou na categoria Fórmula Vee uma forma de colocar seu talento em prova, aos 61 anos. Este ano disputa o Campeonato Paulista e mesmo sem chances de alcançar o título, tem esperanças de melhorar sua classificação em 2019.

    Leia também: Jovem técnico de Petrópolis garante classificação inédita na Eslováquia

    Antes de mais nada, é preciso entender essa categoria da corrida de carros. A Fórmula Vee é a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro. Possui campeonatos em mais de 14 países e é a categoria de entrada do automobilismo, depois do kart. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace (Moco), Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela categoria.

    A Fórmula Vee foi introduzida no Brasil em 1964, pelo ex-piloto e criador da equipe Copersucar de F1 Wilson Fittipaldi Júnior, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria. A 1ª corrida foi realizada em 1967, estando no grid o próprio Wilsinho e o irmão Emerson, Bi Campeão mundial de F1. A competição terá ainda mais duas etapas até sua conclusão.

    Antônio, que é conhecido como Toni no meio esportivo, possui experiência com automóveis de competição, tendo participado de provas de kart e turismo. Em 2017, disputou provas do Campeonato Estadual de divisão 1, com um Opala. Nesta temporada, porém, conseguiu correr pela F-Vee na escuderia comandada por ninguém menos do que o lendário Wilson Fittipaldi.

    “Eu comecei ainda na década de 70, quando comprei um Opala com amigo meu em sociedade. Só que esse amigo não tinha dinheiro para adquirir todo o automóvel e aí me ferrei. Mas nunca desisti do esporte. Já corri também de kart. Minha paixão é enorme e nunca desisti de correr. Estou na F-Vee com um carro que vamos melhorar para a próxima temporada”, comentou Toni.

    Em visita a redação da Tribuna, o veterano piloto demonstra confiança na conquista de novos horizontes no esporte. Recentemente, recebeu um convite para integrar a equipe americana CiscoAir Race para disputar uma prova de Endurance em fevereiro, no Autódromo de Homestead, na Flórida. Será a tradicional Miami 500 Road Racing e tende a aceitar esse desafio.

    Enquanto não compete em terras americanas, Antônio de Souza se prepara para as duas últimas etapas da F-Vee, sendo que a penúltima vai acontecer no dia 25 de novembro em Interlagos, São Paulo. A última, no entanto, não teve a data divulgada ainda. Atualmente, ele ocupa a nona colocação da classificação com 72 pontos, 108 pontos a menos em relação a Heitor Nogueira, líder da categoria.. 

    Últimas