• Piloto de Petrópolis estreia com carro novo e vai ao pódio da Fórmula Vee

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/03/2020 18:41

    Com carro novo e enfrentando vários problemas, o piloto petropolitano Antônio Carlos Vieira de Souza garantiu um lugar no pódio com a quarta posição na etapa de abertura do Campeonato Paulista da Fórmula Vee, no último sábado, em Interlagos.

    O primeiro desafio foi a adaptação ao novo modelo FD01D. O carro foi desenvolvido pelo consultor técnico Wilson Fittipaldi Júnior e o projetista Ricardo Divila, que trabalharam juntos na Fórmula 1. As principais novidades são a suspensão traseira independente e o câmbio de cinco marchas.

    “O carro é muito melhor que o anterior, mais estável e ótimo nas curvas”, disse Antônio Carlos, que no ano passado foi o terceiro colocado na Fórmula Vee Máster. “Mas as condições da pista não estavam boas, e por isso tive alguns problemas.”

    A maior dificuldade foi a pista úmida, devido ao mau tempo nos treinos de sexta-feira e nas duas baterias disputadas no sábado. “Além de molhada, a pista ainda estava com óleo derramado de antigos Opalas que participam da Old Stock. Foi realmente muito difícil correr naquelas circunstâncias.”

    Mesmo assim, Antônio Carlos largou bem e terminou a primeira bateria na quarta posição na Máster. Já na segunda prova, os problemas aumentaram. “Com o grid invertido na largada, eu saí em quarto e logo assumi a liderança. Mas a disputa foi intensa e acabei caindo para terceiro, disputando posições lado a lado.”

    Até que o petropolitano sofreu o maior problema nesta etapa: a quebra do motor. “O carro começou com um barulho estranho, achei que era no escapamento, mas em seguida senti o motor estourando. Fim de prova.”

    Tendo completado apenas uma bateria, Antônio Carlos encerrou a primeira etapa na 5ª colocação na classificação da FVee Máster e em 10º na geral. Mas está otimista para a sequência da competição.

    “É sem dúvida um carro muito melhor do que o dos anos anteriores”, afirmou. “Nesta primeira etapa já deu para sentir que o carro é muito competitivo. Fiquei bastante otimista, mas ainda temos muito trabalho pela frente.”

    A segunda etapa do Campeonato Paulista será nos dias 17 a 19 de abril, em Interlagos. Ao todo, serão 10 etapas. Antes, acontece a abertura da Copa ECPA, em Piracicaba, no dia 28 de março.

    Últimas