• Petropolitana Giuliana Morgen representa o Brasil em prova na Suíça

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/05/2019 14:13

    Fenômeno do mountain bike brasileiro, a petropolitana Giuliana Salvini Morgen, de 15 anos, tem muito claro em seus objetivos como piloto. Apesar de jovem, demonstra uma maturidade que chama a atenção até mesmo dos que estão acostumados ao esporte. Em entrevista à Tribuna, ela admite que um dos seus sonhos é representar o Brasil em uma edição olímpica.

    “Sobre as olimpíadas, um dos meus objetivos é participar, com certeza”, afirma Giugiu, como é conhecida no meio esportivo. Se depender de seus resultados e de sua vontade, o desejo da petropolitana tem tudo para ser realizado. Isto porque, só neste ano, ela alcançou a incrível marca de 100 por cento de vitórias no total de provas disputadas. É uma marca impressionante, de acordo com os que acompanham de perto a modalidade olímpica.

    Com futuro promissor, a jovem petropolitana, hoje, pensa no presente. “As provas e os resultados que venho conquistando me fazem sentir muito realizada. Todos os meus objetivos estão sendo alcançados. Quero conseguir o máximo de experiência para que, lá na frente, possa colher os frutos do que estou plantando”, disparou Giugiu.

    Ao que parece, o futuro já chegou para o principal destaque juvenil feminino do mountain bile brasileiro. Em três semanas, Giugiu venceu duas competições internacionais, sendo um bicampeonato Pan-americano e o triunfo na segunda etapa da Copa Internacional, em Araxá (Minas Gerais). Sobre essa competição, ela já havia faturado o lugar mais alto do pódio na abertura, realizada em Petrópolis.

    Neste fim de semana, Giugiu disputará sua primeira prova na Europa: a Swiss Bike Cup 2019, que acontece hoje e amanhã em Soleura, Suiça. Ela embarcou na quarta-feira e levou na bagagem o desejo de representar bem o Brasil no importante evento.

    Terceiro do mundo, Avancini vê futuro promissor de Giugiu 

    Como resultado de seu sucesso no Brasil e no exterior, Giugiu passou a líder do ranking brasileiro na categoria juvenil. Isto não passou despercebido pelo meio esportivo e é natural que haja comentários acerca de sua trajetória meteórica no mountain bike nacional, a ponto de chamar a atenção de ninguém menos do que Henrique Avancini, terceiro melhor do mundo.

    Avancini – que na outra semana disputará na Alemanha a etapa de abertura da Copa do Mundo – não mediu palavras para descrever o que acha da conterrânea Giugiu e traçou até mesmo um paralelo com seu início de carreira. “Ela (Giuliana) é muito melhor do que eu quando comecei. É um ponto fora da curva e está a nível mundial. Está sendo muito bem preparada e é a atleta mais promissora do Brasil no mountain bike”, disparou o piloto.

    Quanto ao futuro do fenômeno petropolitano, Henrique admite que acompanha sua trajetória com orgulho, ao mesmo tempo ansioso para ver a sua evolução no esporte. “Acompanho com orgulho e ansioso para vê-la ser melhor do que eu”, finalizou o maior nome do mountain bike brasileiro de todos os tempos. Vale lembrar de Giugiu é filha do ex-campeão brasileiro, Albert Morgen, um dos principais nomes da modalidade na década de 90.

    Honrada com as palavras de Avancini, a quem considera um ídolo, Giugiu fez elogios a ele e diz que se sente feliz pelo reconhecimento daquele que é o atual campeão do mundo no esporte. “Com toda a garra dele, mostra que é possível chegar tão longe e tão alto onde está hoje. É uma inspiração para mim”, opinou a piloto.

    Giuliana Morgen, da equipe Sense Factory Racing conta com o patrocínio da LM Bike, Shimano, ASW, DT, Swiss, Schwalbe, Sentec, Exceed, SuperB Tool Excellence, High One, Pedal.com.br, Fi’zi:k. 

    Últimas