• Petrópolis terá Conselho de Defesa dos Animais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/09/2019 21:15

    Um desejo antigo dos protetores e uma necessidade para a causa animal no município deve sair do papel na próxima semana. Na segunda-feira (2), o Prefeito Bernardo Rossi vai homologar o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupa). A informação é do novo coordenador da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), Renato Couto. O ambientalista assumiu o cargo no último dia 13, em substituição a Elisabete Amorim, que ocupava o cargo desde 2017. Renato conversou com a Tribuna nesta semana e falou das adequações da pasta para os próximos meses. 

    Na última segunda-feira, o novo coordenador também se reuniu com os protetores dos animais da cidade para apresentar algumas propostas. “Nesse primeiro instante estamos acertando alguns trâmites administrativos, ajustando procedimentos para melhorar o atendimento. A Cobea fiscaliza os casos de maus-tratos. E é o que vamos continuar fazendo. Vamos melhorar as ações e fazer a aplicação das multas quando for cabível”, disse.

    Segundo Renato, a proposta é ampliar a participação da causa animal nos grandes eventos realizados pelo município. Como aconteceu neste ano durante a Bauernfest. Dar continuidade ao apoio que vem sendo dados nas atividades promovidas pelos protetores, como o bazar que acontece na Praça Dr. Alcindo Sodré, no Centro. E a realização das feiras de adoção mensais. 

    “A estrutura da Prefeitura permanece a mesma. A gente está tentando dar uma resposta melhor nos atendimentos, no sentido de fiscalização. Ainda não há previsão de ampliação, mas a Prefeitura busca soluções. Já está em andamento o convênio com as clínicas veterinárias. Em relação as castrações, acredito que até o fim de setembro tenha uma nova data”, disse o coordenador. 

    Nos últimos meses, a Cobea vinha sendo alvo de reclamações de protetores dos animais. A falta de uma secretaria que unifique as necessidades da causa animal vem sendo cobrado por protetores. Segundo Renato, embora a Cobea tenha a tarefa de fiscalizar, a equipe mantém diálogo e conta com a apoio de outras secretarias para atender as demandas. A fiscalização já contava com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, e a parceria continua com o novo coordenador. Além da inclusão da coordenadoria nas atividades de educação ambiental que são constantemente feitas pela pasta. Além da Secretaria de Saúde, que é responsável pela campanha de vacinação contra raiva animal, e o serviço de castração. 

    A aprovação projeto que cria o conselho, segundo Renato, será fundamental para a criação e aplicação de políticas públicas para os animais no município. “O Conselho será um espaço onde os protetores terão um papel fundamental. Podendo cobrar a criação de políticas, já que o conselho será consultivo e deliberativo. E em seguida será criado o Fundo de Proteção e Defesa dos Animais, para onde o valor arrecadado com as multas será direcionado”, disse.

    Últimas