• Petrópolis tem três casos confirmados de Covid-19 em crianças de até 4 anos. Outras seis aguardam os resultados de exames

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2020 12:24

    Desde o início dos casos de Covid-19, em meados de março, muita gente fala dos grupos considerados de maior risco para a doença. Mas basta olhar para os painéis diários divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde para entender que, apesar de mais suscetíveis à doença, as pessoas com mais idade não são maioria entre os infectados. Hoje, Petrópolis tem 239 casos confirmados e 261 em análise e, em ambos os casos, pessoas que têm entre 30 e 39 anos são maioria. Entre os confirmados, eles são 58 e, dos casos em análises, eles respondem por 62 exames. 

    Analisando apenas os casos confirmados é possível ver que 33 pacientes têm menos de 29 anos. Destes, três têm menos de 4 anos de idade. Nos casos que ainda aguardam os resultados dos exames, os números também chamam atenção: 31 têm menos de 29 anos. Destes, seis têm menos de 4 anos. 

    O que se vê nos gráficos é que, apesar disso, a mortalidade é maior entre os que têm mais de 60 anos. Epecialistas dizem que a explicação está no fato de, geralmente, estes terem mais problemas de saúde do que os mais jovens, o que os torna mais vulneráveis a complicações decorrentes da doença. 

    A paciente mais jovem com confirmação da Covid-19 em Petrópolis é uma menina que nasceu no dia 19 de abril no Hospital Alcides Carneiro. Sua mãe, de 36 anos, morreu quatro dias após o parto, devido a complicações respiratórias, também com suspeita da doença. A bebê ainda está internada na UTI Neonatal do HAC, e já respira sem a ajuda de aparelhos. Segundo os médicos, a criança teve complicações decorrentes de problemas de saúde que não têm relação com o coronavírus. Ainda há outros duas crianças com idade entre 1 e 4 anos com a Covid-19.

    Internações

    Dos 85 de pacientes internados, 4 são menores de um ano. Outros 2 tem idade entre 20 e 29 anos. A maioria dos pacientes internados têm mais de 60 anos, são 56 pessoas. Outros 23 tem idade entre 30 e 59 anos. São 47 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e outras 38 em leitos de clínica médica. 

    Mortes

    O município confirmou nesta quarta-feira, 22 óbitos por Covid-19. A vítima mais jovem tinha 32 anos. Ele deu entrada no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp no dia 23 de abril e faleceu no dia 26. O jovem era morador do Roseiral.

    A segunda vítima mais jovem é uma mulher de 37 anos. Ela foi internada no dia 1 ºde abril e faleceu no dia 10 do mesmo mês no Hospital Santa Teresa. Ela era moradora de Araras. O resultado do exame foi confirmado nesta terça-feira (11), pela Secretaria Municipal de Saúde. 

    Do total de óbitos, 14 são maiores de 60 anos. Outros 6 com idade entre 40 e 59 anos. Ainda há 25 óbitos sob investigação, três deles de pessoas com menos de 39 anos. Outros 17 de pessoas acima de 60 anos, e 5 com idade entre 40 e 59 anos.

    Últimas