• Petrópolis sobe 19 posições no ranking nacional do saneamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/03/2020 12:04

    A companhia Águas do Imperador subiu 19 posições no ranking do Instituto Trata Brasil 2020, divulgado no dia 10 de março, passando a ser a 20ª cidade com os melhores serviços de saneamento do Brasil. Desde 2010, Petrópolis figura entre as quatro melhores cidades do estado do Rio de Janeiro e, há três anos, mantém a segunda melhor colocação no estado. O estudo do Instituto Trata Brasil faz o diagnóstico dos principais indicadores do saneamento (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, perdas, investimentos/arrecadação) considerando a base de dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades. 

    Essas posições foram alcançadas graças ao investimento de R$ 164,3 milhões realizado por Águas do Imperador até dezembro de 2019, que transformaram Petrópolis em uma cidade com excelente índice de qualidade de vida, quando o assunto é saneamento. Petrópolis está em terceiro lugar entre as cidades que obtiveram as melhores variações positivas, de acordo com relatório do Trata Brasil.  

    Os principais indicadores que promoveram o ganho de 19 posições no ranking nacional, foram “Atendimento total de água” (96,93%), “Atendimento urbano de esgoto” (88,81%), “Novas ligações água/ligações faltantes” (45,36%) e, ainda, no item “Indicador de novas ligações esgoto/ligações faltantes”, com 36,8%, o melhor índice do estado. A cidade fica em 7º lugar nos itens “Indicador de perdas na distribuição” (22,33%) e “Esgoto tratado em relação à água consumida” (100%), entre os 100 municípios participantes. 

    Em 1998, quando Águas do Imperador assumiu os serviços de saneamento de Petrópolis, apenas 2% da população era abastecida com água tratada e o índice de tratamento de esgotos era de 0%. Hoje, com sete estações de tratamento de água e a oitava estação sendo construída, a ETA Araras – que acrescentará, em sua primeira fase, 9,5 milhões de litros por dia aos 61,8 milhões de litros produzidos diariamente -, Petrópolis garante segurança hídrica para os próximos 30 anos. 

    Com 26 unidades de tratamento de esgoto e mais sete estações a serem construídas em curto e médio prazo, efetivando a despoluição dos rios da cidade, Petrópolis consolida sua posição como referência nacional e internacional de saneamento, condição reconhecida por meio de prêmios, como o ANA, em 2014, Firjan de Ação Ambiental, em 2017, e o Furnas Ouro Azul, em 2006, conquistados por seu trabalho de despoluição feito por meio de Biodigestores, projeto de expressiva relevância socioambiental.

    Últimas