• Petrópolis sedia I Meeting Serrano de Futsal com personalidades nacionais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/08/2018 17:00

    Petrópolis recebe no dia 30 de agosto o I Meeting Serrano de Futsal, que reunirá personalidades brasileiras do esporte em sete palestras. O encontro tem o objetivo de debater sobre treinamento e performance, conceitos de jogo, gestão e estrutura da modalidade no Brasil. Serão sete palestras. O evento será realizado no Centro de Cultura Raul de Leoni e a entrada é uma lata de leite em pó.

    A abertura do evento será às 9h com o treinador do Minas, Peri Fuentes, apresentando o case de sucesso do clube mineiro. Na sequência, Marco Bruno, do Vasco da Gama, vai palestrar sobre gestão de estruturas de futsal. O técnico Zé Ricardo, do futebol profissional do Botafogo, encerra o ciclo da manhã com uma apresentação sobre futsal e futebol.

    “A ideia é promover um encontro de grandes nomes do futsal no país com os profissionais da nossa cidade, que também são bem capacitados. É importante que os nossos treinadores tenham acesso ao futsal profissional. Será um dia de grande aprendizado para todos os participantes”, explica José Augusto Leal, organizador do evento, que é professor de educação física e, por oito anos, fez parte da comissão técnica do extinto Petrópolis Esporte Clube (PEC).

    À tarde, o professor da Universidade Estácio de Sá, Sávio Badinni, vai falar sobre treinamento mental e aumento de performance. Sandrinho Falcetta, ex-jogador da seleção brasileira de futsal, vai contar sobre a rotina de um atleta profissional da modalidade. O encerramento do meeting será com o treinador Miltinho Ziller, bicampeão da Liga Futsal e campeão russo pelo Gazprom-Ugra, de Moscou. O último trabalho dele foi na seleção do Azerbaijão em 2016.

    “São mais de 30 anos como treinador de futsal. O objetivo da minha palestra é falar sobre os conceitos de jogo utilizados hoje em dia no Brasil. O debate sobre isso é fundamental para o desenvolvimento do esporte no nosso país”, explicou Miltinho.

    O superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes, explica que o apoio da prefeitura tem o objetivo de qualificar os profissionais e estudantes de educação física da cidade. É mais uma oportunidade gratuita de desenvolvimento e evolução de treinadores e auxiliares da cidade.

    “O desenvolvimento dos profissionais garante que os jovens sejam orientados da melhor maneira possível e desenvolvam sua capacidade. É importante também para os clubes da cidade, que ganham com a evolução de toda comissão técnica. Será um dia de troca de experiências para os profissionais”, explica Hingo.

    Desde o ano passado, graças a uma parceria com a prefeitura, o Conselho Regional de Educação Física (CREF1) ofereceu cursos de atualização na cidade e o movimento Olimpíadas Especiais do Brasil trouxe uma capacitação dos estudantes e professores para atuarem com pessoas com deficiência intelectual.

    Últimas