• Petrópolis registra temperaturas abaixo do previsto no fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/06/2016 19:05

    A onda de frio que se espalha pelo país provocou um declínio acentuado da temperatura principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Em Petrópolis, na noite de domingo e madrugada de ontem, os termômetros registraram temperaturas bem abaixo do que era previsto. O frio foi tanto que provocou até geada em alguns bairros. 

    Um casal que acampava no Alto do Cobiçado, no Dia dos Namorados, quando acordou teve uma recompensa da natureza. A vegetação estava coberta por uma fina camada de gelo. Nem mesmo a barraca onde dormiam a enfermeira Josiane Félix e seu noivo escapou. Josiane contou que ficou surpresa com a geada. “Fiquei surpresa. Estávamos passando o Dia dos Namorados na cabana quando vimos tudo coberto de gelo”, completou.

    Na localidade de Santa Isabel, no bairro Caxambu, os carros amanheceram cobertos de gelo. Várias fotos de plantações e paisagens brancas por causa da geada fizeram sucesso nas redes sociais. 

     “A gente sempre vê que tem previsão de geada para Petrópolis, mas no final nunca nos deparamos com uma cena dessas. Aqui em cima eu moro há, pelo menos, 20 anos e nunca vi nada igual. O termômetro que tenho dentro de casa marcou zero grau às 5h”, completou Ana Crisitna de Souza, dona de casa que mora na região.

    No mesmo bairro, uma plantação teve, pelo menos, 40% da produção perdida. "É muito bonito você ver a geada, mas infelizmente ela causa muitos prejuízos para a gente. Como o frio estava muito intenso, nós já prevíamos que poderia acontecer esse tipo de fenômeno e então acordamos cedo para tentar retirar o gelo e salvar a plantação. Como a previsão para amanhã é de mais geada, vamos ficar de plantão monitorando", explicou Maria Isabel Cerqueira, produtora da região.

    No distrito da Posse também fez frio. O orvalho congelou nas primeiras horas da manhã e a paisagem ficou um pouco diferente. “Aqui não fazia um frio desse há muito tempo. Nós só ouvíamos falar de geada no Brejal ou em regiões mais altas, mas dessa vez, aqui mesmo, bem perto do Centro da Posse, a fina camada de gelo deixou a gente bem surpreso”, disse Mariana Oliveira, estudante.

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a menor temperatura oficial do ano na região serrana foi registrada no Pico do Couto, nos arredores de Petrópolis, onde às 5h de ontem o termômetro marcou 1,3ºC.  

    Em Itaipava, no mesmo horário, o termômetro mostrou 3ºC, com sensação de 0ºC. O frio contagiou até as cidades vizinhas, que não costumam registrar temperaturas muito baixas. Areal, que fica no limite norte de Petrópolis, registrou 5ºC na última madrugada. 

    A Tribuna entrou em contato com o Climatempo Meteorologia para saber sobre o motivo dessa onda de frio. O órgão respondeu que uma intensa massa de ar polar que ainda atua sobre o país nessa segunda-feira foi a responsável por derrubar a temperatura em todo o estado. Essa massa já estava prevista para atuar sobre a região. E a temperatura chegou a bater recorde porque outras massas já passaram pela região há alguns dias, deixando o ar um pouco mais frio. 

    A capital do estado também registrou recorde anual. Termômetros da Vila Militar, Zona Oeste carioca, marcaram 8,7ºC, a mais baixa registrada em, pelo menos, cinco anos. 

    A temperatura mais baixa do estado foi registrada no Parque Nacional de Itatiaia: 7,8°C abaixo de zero.

    Nos próximos dias, o centro da massa polar (região onde o frio é mais intenso) vai para o mar e se afasta cada vez do país até o fim da semana. Assim, a temperatura vai subindo aos poucos, mas as noites ainda serão bastante frias. 


    Frio e Dia dos Namorados movimentaram lojas


    A baixa temperatura e o Dia dos Namorados foram dois fatores que contribuíram para o aumento das vendas das lojas, principalmente da região de Itaipava, que ficou com o comércio aberto até a tarde de domingo (12). A balconista Rose Maria Pereira disse que o movimento foi intenso até as 14h. "A loja ficou aberta até 18h, mas o auge do movimento foi depois do almoço. Vendemos muitas peças de rouba tanto feminina quanto masculina. Foi tudo dentro da expectativa", disse. 

    Num restaurante do distrito, o movimento também foi grande. "Tivemos um movimento superior a 40% de um dia normal. Foi tanto que o trânsito ficou bem mais congestionado. No domingo passado estava frio, com tempo fechado e não tinha data comemorativa. Ontem, foi Dia dos Namorados e o tempo ficou ótimo", explicou o dono do estabelecimento.

    Na Rua Teresa e em todo o Centro Histórico o movimento no Dia dos Namorados também foi grande. A Tribuna visitou algumas lojas e o resultado foi positivo. Na Aureliano Coutinho uma comerciante disse que o frio é uma grande oportunidade. "O movimento estava bem caído, mas a expectativa é de que comece a melhorar com o frio. A data serviu para alavancar a alta temporada de vendas", disse a lojista Sônia Silva. 


    Últimas