• Petrópolis registra a terceira temperatura mais baixa do país no fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/12/2018 13:05

    No último fim de semana, Petrópolis voltou a se destacar no ranking dos municípios mais frios do Brasil. Isto porque, na madrugada de sábado para domingo, a cidade atingiu a mínima de 4,9°C, a terceira menor do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). E como se já não bastasse o frio excessivo em plena primavera, a poucos dias do início do verão, os ventos e a umidade causaram a sensação térmica de 0°C, um recorde na estação. O instituto prevê que os termômetros voltarão a subir ainda nesta semana, com temperaturas variando entre 16 e 25 graus já a partir desta terça (11).

     Leia também: Aprenda a fazer uma deliciosa sopa de cebola para aquecer os dias frios

    Os dados foram registrados pela Estação Meteorológica Pico do Couto, no Rocio, que fica a mais de 1.800 metros de altitude. O lugar é responsável pelo controle e segurança aérea de um raio de 400 km, abrangendo quatro estados (RJ, SP, ES e MG), e foi justamente lá que o ápice da temperatura mais baixa foi registrado. Toda essa onda de frio atingiu a cidade por influência de uma poderosa frente fria provinda da Antártida e alojada na Zona de Convergência do Atlântico Sul, que apesar de já ter se afastado da região do Rio de Janeiro, deixou uma massa de ar frio sobre o restante do continente. Para se ter uma ideia, a última vez que uma temperatura tão baixa quanto esta foi atingida foi em meados do último mês de julho, quando a cidade registrou exatos 4°C em Itaipava. Salvo o dia em questão, o resto do inverno registrou médias entre 6 e 18 graus.

    “O resfriamento, que já era sentido desde o começo da semana em áreas de todo o sudeste por conta da chuva constante, foi intensificado depois que o tempo abriu durante a noite de sábado. Sem muitas nuvens no céu, o calor foi se dissipando, com o ar quente subindo e o ar frio descendo. Por isso a madrugada e manhã de domingo foram tão frias”, explicou a meteorologista Viviane Nonato. 

    Em primeiro lugar no ranking da menor temperatura do país ficou a cidade de Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, que registrou 3,7°C. Logo em seguida ficou Campos do Jordão, em São Paulo, com a mínima de 4,6º graus. 

    O friozinho, que ainda predominou ainda durante a manhã desta segunda (10), dividiu opiniões. Quem está no clima da época natalina, sentiu-se verdadeiramente no Hemisfério Norte do planeta. “Parece até que estamos nos Estados Unidos ou Canadá, nesses países que neva, sabe? Se é verão, por que vou querer que faça frio? Eu acho isso horrível nessa época. Quero o sol e o calor de volta. Petrópolis já não tem sol no inverno, aí no verão a temperatura fica baixa também. Que graça tem isso?” brincou a estudante Carolina Mesquita, de 24 anos.

    A tendência para os próximos dias é de que a temperatura volte a subir gradativamente, atingindo máximas típicas dos dias que antecedem o verão. O INMET prevê temperaturas entre 23 e 31 graus em toda a cidade já a partir da próxima semana.


    Últimas