• Petrópolis ocupa o sétimo lugar no Estado em denúncias contra o Meio Ambiente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/06/2019 15:55

    Desmatamento, guarda e comércio de animais silvestres e maus tratos a animais são os três principais crimes cometidos contra o Meio Ambiente em Petrópolis. De primeiro de janeiro até esta quarta-feira (5) – quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente – foram 88 ocorrências deste tipo que chegaram ao Linha Verde. A cidade ocupa o sétimo lugar no estado em crimes ambientais. Os municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Maricá, São João de Meriti, Angra dos Reis e Magé completam a lista.

    De acordo com os dados do Linha Verde, foram 36 denúncias de desmatamento florestal, 32 de guarda e comércio de animais silvestres e 20 de maus tratos. Também foram registradas ocorrências de extração irregular de árvores (14); queimadas (8); balões e construção irregular (10); caça ilegal, extração irregular de solo e poluição das águas (9); e quatro de poluição de ar.

    No fim de semana, uma denúncia anônima feita ao Linha Verde levou policiais ambientais a apreenderem mais de 10 quilos de carne de caça, além de trabucos, rifles, espingardas, diversas munições, pássaros silvestres e armadilhas utilizadas para caçar animais. O material estava em uma casa no Sargento Boening, no Alto da Serra. Durante a vistoria, os policiais também encontraram gaiolas penduradas ao redor da residência onde havia cinco sabiás, dois bicos de pimenta, cinco tico ticos e quatro pixoxós, todos sem as licenças ambientais necessárias. O proprietário da casa não foi encontrado.

    Em todo o Estado, o Linha Verde já cadastrou mais de 5.183 informações sobre os crimes ambientais, 2.222 a mais do que o mesmo período do ano passado. Quase 50% de todas as informações recebidas em 2019 diz respeito ao crime de maus tratos contra animais (2596), mas ainda destacam-se os crimes de extração irregular de árvores (468), desmatamento florestal (400) além de guarda e comércio de animais silvestres (353).

    Os crimes ambientais podem ser denunciados ao Linha Verde pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

    Leia também: Homens armados com faca assaltam motorista e cobrador de ônibus que fazia a linha Valparaíso

    Últimas