• Petrópolis Fondues, Racletes, Caldos e Cremes tem oficinas online gratuitas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/07/2020 11:09

    A 11ª edição do Petrópolis Fondues, Racletes, Caldos e Cremes não está restrita aos restaurantes. O evento, aberto no dia 3, tem oficinas gratuitas aos sábados, tudo online e gratuito. A proposta é garantir ao público a oportunidade de preparar, em casa, receitas encontradas nos cardápios de diferentes estabelecimentos da cidade. 

    As oficinas são transmitidas pelo instagram do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB, o Visite Petrópolis. Para acessar, basta ir em https://www.instagram.com/visitepetropolis/. 

    Confira a programação:

    Dia 11/07 (sábado) às 17h: 

    “Fondue de Carne – Batata rostie e molhos para acompanhar”

    com a Chef Anna Gabriela Azeredo – Zêlo Bistrô

    Dia 18/07 (sábado) às 17h: 

    “Harmonização Européia – Gastronomia e cerveja a favor do paladar”

    com Chef Germana Mathias – Cervejaria Bohemia

    Dia 25/07 (sábado) às 17h: 

    “Fondue Vegano – como é feito, coxinha de jaca e acompanhamentos”

     

    com o Chef José Luiz Vieira – Alquimia dos Temperos

    O evento

    O Petrópolis Fondues, Racletes, Caldos e Cremes é organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) e faz parte do calendário oficial da cidade. Neste ano, a proposta foi adaptada ao momento que o país atravessa, de enfrentamento ao coronavírus. Seguindo rígidas regras de segurança sanitária e respeitando o distanciamento recomendado, 42 restaurantes lançaram mão da criatividade para oferecer aos clientes, até o fim do mês. opções diferentes em seus cardápios. 

    Em tempo de cuidados redobrados para preservar a saúde, o público pode se deliciar com os pratos nos estabelecimentos, ou optar pelo sistema de delivery, oferecido pela primeira vez por muitos dos participantes. 

    Ao decidir manter o Petrópolis Fondues, Racletes, Caldos e Cremes no calendário, O PC&VB busca dar visibilidade ao turismo local, que representa 6% do Produto Interno Bruto municipal. “O turismo, como um todo, foi durante atingido pela pandemia, mas não podemos esmorecer. Precisamos reagir, buscar alternativas não apenas ao turista, mas também ao próprio petropolitano, que pode aproveitar para conhecer o que a própria cidade oferece. Temos uma rede hoteleira estruturada, capaz de oferecer experiências fantásticas, e uma gastronomia reconhecida internacionalmente. Daí a decisão de manter o Petrópolis Fondues, Racletes, Caldos e Cremes. O friozinho desta época do ano é um convite a essa aventura gastronômica. Vamos enfrentar esse momento juntos, buscando oferecer nosso melhor”, antecipou o presidente da entidade, Samir El Ghaoui.

    Para participar, nenhum restaurante precisou pagar taxa de inscrição. “Desta vez a ação é, de fato, uma união de esforços para vencermos as barreiras que estamos enfrentando”, frisa o presidente do PC&VB, explicando que o principal pré-requisito é o cumprimento das normas de segurança sanitária impostas pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do coronavírus. “Estamos nos adaptando. Os restaurantes afastaram as mesas, cumprindo o distanciamento mínimo, estão operando com 30% da capacidade e oferecendo álcool gel aos clientes. Funcionários, além do álcool, usam máscaras e também mantém distância segura dos clientes. Muitos, além do atendimento no próprio estabelecimento e do serviço de delivery, oferecem o take away e drive in. Cada um está fazendo o seu melhor”, garantiu Samir El Ghaoui.

    E quem já ficou com água na boca pode se preparar: há alternativas para todos os gostos e bolsos – é possível encontrar caldos a partir de R$ 14,90, por exemplo. “Não interferimos na política de preços dos estabelecimentos, mas estimulamos preços diferenciados nos dias de semana, por exemplo”, detalhou Samir. “Estamos, juntos, trabalhando para manter as empresas e os empregos gerados neste setor. Temos certeza de que a população vai apoiar e prestigiar o trabalho dos participantes”. 

    Leia também: Flexibilização das barreiras sanitárias vale também para ônibus e vans de turismo

    Últimas