• Petrópolis é a oitava cidade do Estado com maior índice de acidentes de trânsito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/05/2018 09:00

    Dados divulgados nessa segunda-feira (14) pelo Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) revelam que Petrópolis é a oitava cidade do Estado com maior índice de acidentes de trânsito em 2017. De acordo com o levantamento, no ano passado foram registrados 307 ocorrências, quase 25 acidentes por mês. A quantidade de mortes no trânsito também bateram recordes, foram 42 em 2017.

    No ranking do Detran, a cidade do Rio de Janeiro encabeça a lista com 9.354 acidentes de trânsito ocorridos em 2017, seguida por São Gonçalo (1.221), Niterói (1.035), Nova Iguaçu (980), Duque de Caxias (888), São João de Meriti (528) e Campos dos Goytacazes (478). 

    Dos municípios do interior do Estado, Petrópolis e Campos são os que registram maior índice de acidentes. As outras cidades são: Macaé (223), Teresópolis (221), Araruama (219), Nova Friburgo (214), Rio das Ostras (201), Cabo Frio (195), Saquarema (157) e Volta Redonda (148).

    "Petrópolis vem tendo um crescimento preocupante de acidentes, principalmente, envolvendo motocicletas. Apesar das campanhas, palestras, panfletagens, ainda há imprudência por parte de alguns motoristas. O que percebemos no nosso dia a dia é que o excesso de velocidade, o uso do celular, a falta do cinto de segurança e a ingestão de bebida alcoólica são as principais causas de acidentes", alertou o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ramon Camilo.

    Como parte das ações para reduzir os índices, foi criado o movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo sensibilizar os motoristas no trânsito. A campanha deste ano foi lançada no dia dois durante solenidade na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Na programação, que segue até o fim do mês, estão acontecendo palestras, panfletagem, blitz educativa do Detran, simulação de acidente, cristalização e caminhada.

    Na quinta-feira (17), acontece a simulação de socorro de acidentes de trânsito a partir das 10h, na Praça Dom Pedro, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A cena vai simular um acidente envolvendo um carro com cinco pessoas dentro e uma motocicleta com outras duas pessoas e o socorro às vítimas. O encerramento do movimento Maio Amarelo acontece no sábado, dia 26, com "A Caminhada pela Vida". A concentração está marcada para às 14h, na Praça Dom Pedro, saindo às 15h, em direção à Praça da Liberdade pelas ruas do Centro. 

    Últimas