• Petrópolis deve lucrar com feriados no Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/08/2016 11:00

    A poucos dias do início da Olimpíada, Petrópolis já registra uma taxa de ocupação de 95% nos hotéis para o mês de agosto. A cidade do Rio de Janeiro terá, pelo menos, três feriados durante o período dos jogos, um a mais do que estava previsto. A expectativa é de que 20% dos 540 mil turistas aguardados na capital visitem cidades da serra e do litoral. Apesar disso, vale lembrar que os feriados se restringem apenas ao Rio de Janeiro. As demais cidades funcionarão normalmente.

    Além do dia 5, quando acontecerá a cerimônia de abertura no Maracanã, e do dia 18, quando o Rio de Janeiro terá restrição de circulação por causa da prova de triatlo, a Prefeitura decidiu fazer feriado na capital também no dia 22, um dia após o encerramento da Olimpíada.

    A expectativa da Secretaria de Estado de Turismo é de que 20% dos 540 mil turistas aguardados na capital no período das competições conheçam cidades de fora do eixo metropolitano. Esse público se divide entre a serra – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo – e o litoral – Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Niterói. Aliás, essas cidades fazem parte do circuito do projeto “Roteiro Serra Mar”, lançado pelo Sebrae no Museu de Arte do Rio, no fim do mês de julho. O objetivo é incentivar o turismo e oferecer um apoio aos viajantes, apresentando lugares a visitar, onde fazer uma boa refeição ou ainda onde se hospedar em cada um dos municípios. De acordo com o Sebrae, para informar os turistas da programação, o roteiro estará disponível em todos os quiosques da Riotur, no Media Center, na Casa Rio e na Casa Brasil, além de hotéis e agências de viagem. O projeto também conta com um site (www. serramarrio.com.br) onde o próprio turista pode montar o seu roteiro.

    Em Petrópolis, comércio, bancos e instituições públicas como o Detran funcionarão normalmente. A única coisa que funciona fora do normal é o Festival de Inverno. Os dias de espetáculo cultural, que tradicionalmente ocorrem em julho, este ano tiveram seu calendário alterado por conta dos Jogos Olímpicos: 12 a 21 de agosto. “Mudamos a data para que a cidade ofereça um atrativo a mais nesse período em que o Rio receberá tantos turistas. Acreditamos que, inclusive, por causa das férias, que este ano ocorrem em agosto, muita gente visite Petrópolis, não só nos fins de semana, mas durante a semana também”, afirmou o presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini. 

    Últimas