• Petrópolis acumula mais de 50mm de chuva em 24h

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/11/2017 14:30

    A chuva intensa que caiu sobre a região serrana desde ontem (19) deixou Petrópolis em alerta. Mais de 50 milímetros acumulados em 24 horas foram o suficiente para provocar um deslizamento de terra que derrubou um poste e interditou a rua Nova Atílio Marotti, no Quarteirão Brasileiro, na manhã desta segunda-feira (20). Por conta do incidente, centenas de moradores ficaram sem energia elétrica, e uma família que mora no local foi recomendada a ficar fora de casa.  

    O deslizamento aconteceu às 5h20, e o dono do imóvel, Júlio Marques, teve que sair às pressas. Ele foi pego de surpresa com o estrondo seguido pelo apagão. “Eu estava em casa aí deu um barulho e quando vi já tinha caído o muro e o poste. Fiquei assustado. Chamamos a Defesa Civil, e eu sai de casa na hora”, relatou. Técnicos da Defesa Civil e também da Enel – concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica – estiveram no local poucas horas depois do ocorrido. O balconista, que mora com a irmã, foi recomendado a ficar fora de casa, devido ao risco do imóvel ceder por conta das chuvas. Uma lona foi esticada sobre o barranco para evitar a incidência de água sobre o solo, que já está encharcado. 

    Em pouco mais de 24 horas choveu 64 milímetros em Araras, e 60 na Posse, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) Os índices são considerados perigosos quando a chuva é contínua e intensa. 

    A chuva também criou muitos bolsões na Estrada União e Indústria, causou pequenos deslizamentos às margens da estrada entre Pedro do Rio e Posse, e fez subir o nível do Rio Piabanha, que atingiu a marca de atenção na região dos distritos. 

    Todo o acumulado foi provocado pela combinação de fenômenos: duas frentes frias que já deixaram o tempo instável, e uma enorme zona de convergência, chamada de Atlântico Sul (ZCAS), responsável por trazer muita umidade da Amazônia, em forma de nuvens carregadas, num “corredor aéreo”. Essa ZCAS ganha força com a terceira frente fria que atua sobre o continente, trazendo ainda mais chuva para a região. 

    Toda essa umidade acabou fazendo com que o Instituto Nacional de Meteorologia divulgasse avisos especiais extraordinários num nível de alerta elevado para a possibilidade de ocorrência de desastres naturais. O alerta foi feito ontem  por meio das redes sociais e de uma nota enviada à imprensa. 

    Previsão de chuva

    O Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) alerta para a possibilidade de mais chuva sobre a Região Serrana do Rio, e também a Zona da Mata Mineira, ao longo desta semana. Um alerta de nível médio para as próximas 48 horas foi divulgado ontem, e é válido até a quarta-feira. Por conta disso a Defesa Civil está de prontidão para possíveis novas ocorrências. “Existe a previsão de chuva para todo o Estado durante essa semana, então é importante que o morador de área de risco tenha atenção redobrada. É importante que a população ligue para o 199 e informe caso tenha alguma ocorrência, já que nossas equipes estão de prontidão para realizar os atendimentos”, afirma o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

    Em caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

    Previsão do tempo para amanhã (21) 

    Hoje o dia será de tempo fechado, com poucas chances de sol, e possibilidade de chuva a qualquer hora. O acumulado pode ficar entre 5 e 30 milímetros, e varia de acordo com as regiões da cidade. A temperatura se mantém entre 12 e 26 graus. 


    Últimas