• Petrópolis abre nesta quinta-feira o Bunka-Sai no Palácio de Cristal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/08/2019 17:20

    Petrópolis tem uma relação histórica com o Japão. A cidade foi a primeira do país a receber uma representação diplomática japonesa. Em 1897 foi o primeiro contato oficial do Japão com o Brasil e foi aqui que a delegação se instalou. O encantamento do terceiro ministro na época, Fukashi Sugimura, deu origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil. E é por isso que a Cidade Imperial tem motivos de sobra para homenagear essa cultura. Nesta quinta-feira (8) será aberto no Palácio de Cristal o Bunka-Sai, com mais de 50 atividades culturais até domingo (11), além de gastronomia típica e decoração inspirada na Terra do Sol Nascente.

    O público vai poder contar com música e dança folclórica, apresentação de Taiko, oficinas gratuitas, cosplay, concurso de fotografia, atividades para as crianças e muitas outras atrações. Nesta quinta, o funcionamento será de 18h até 22h, sendo a abertura oficial às 19h, com a sangria de saquê e apresentação de Bon-Odori, dança folclórica japonesa. No fim de semana, a festa começa cedo: de 10h às 22h na sexta (09) e no sábado (10), e de 10h às 20h no domingo (11).

    Leia também: Bunka-sai: confira as oficinas com tradições japonesas disponíveis durante o evento

    O Bunka-Sai é promovido pela prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e da Turispetro, com a parceria da Associação Nikkei de Petrópolis, com todas as atrações gratuitas. As barracas, espalhadas pelos jardins do Palácio de Cristal, vão contar com comida japonesa, doces típicos, artesanato, além de produtos alimentícios japoneses para levar para casa, como hondashi, kare, arroz, lamen, sake, shoyu, entre outros. As atividades culturais acontecem durante todo o dia, tanto para adultos, quanto para crianças.

    “São quatro dias de intensa programação. Vamos mergulhar na cultura japonesa e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as tradições desse povo”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Marcelo Florencio. “É um evento para reunir toda a família e, sem dúvida, vai movimentar também o turismo da nossa cidade”, completa o secretário da Tuispetro, Marcelo Valente.

    Programação intensa durante quatro dias

    Além das atrações da abertura, o fim de semana vai contar com diversas atividades. Na sexta, tem atividade de Defesa Civil para as crianças, inspirado nas técnicas japonesas; contação de histórias japonesas; judô; oficinas de bonecas japonesas de papel, de mangá e de ábaco; Aikido; e Bon-odori. No sábado, o público vai poder contar com um torneio de judô; karatê; oficinas de ikebana (arranjo de flores), mangá, ábaco, pipas e como escrever seu nome em japonês; cerimônia do chá; apresentações do coral Cant’Vox, Orquestra Social Ação Pela Música e Anna Hannickel; e ainda Taiko; técnicas sobre como vestir o kimono; música popular japonesa; Bon-odori; Concurso de fotografia de cerejeiras; e torneio de Pokemon GO. E no domingo, tem apresentação do Coral dos Canarinhos; KendôKage-ryu (combate com espadas; gincana; JiuJitsu; Ninjutsu; Aikido; Bon-odori; oficinas de origami, mangá e haicai; além de taiko; apresentação de cosplay; e técnica sobre como vestir o kimono.

    Leia também: Bunka-Sai terá torneio de Pokémon Go: saiba como se inscrever

    O evento também conta com quatro exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural”; “SHI DOORO – lanternas de pedra”; “Pipas Rokako” e “Templos do Japão. Pinturas hiperrealistas do monge budista Hoon”.

    Últimas