• Pet Day: adestrador dará dicas em evento gratuito neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/12/2018 18:00

    Quem não sofre com o cachorrinho que rói as coisas, late em demasia ou faz xixi em todos os cantos? Pois é, foi pensando nos tutores de animais com comportamento inadequado, que o adestrador Rogério Nogueira ficará à disposição no próximo domingo (9), de 10h às 15h, tirando dúvidas e dando dicas no Pet Day Amigo Bicho, no Petropolitano, na Rua Roberto Silveira, 82, Petrópolis. Por ser ao ar livre, em caso de chuva, o evento será cancelado.

    Leia também: Câncer de mama: animais também podem desenvolver tumores mamários

    Por influência dos tios criadores de cães, Rogério começou na profissão em 1995. “Naquela época, aprendi sobre treinamento, anatomia, condicionamento físico, ‘trimming’ e ‘grooming’”, conta. Em tempo, “trimming” e “grooming” são técnicas de tosa. O adestrador também viajou todo o Brasil, trabalhando por muitos anos em exposições de cães para posteriormente seguir com treinamento de cães em domicílio.

    “O treinamento de cães em domicílio permite o aperfeiçoamento das minhas técnicas de adestramento e a análise do comportamento dos diferentes temperamentos de cada raça. Aprendo muito apenas observando os cães, pois é fundamental saber que cada cão, mesmo os que possuem a mesma raça, é único e precisa ser tratado de forma diferenciada”, explica.

    Para Rogério, a melhor idade para adestramento é até dois anos, mas isso vai depender de cada caso,  raça e histórico do animal. Porém, os idosos também podem ser adestrados. “Agressividade, por exemplo, é algo que dá muito trabalho e nem sempre o animal é recuperável”, avalia.

    O adestrador sugere nunca estimular o cachorro a pular porque com o tempo o  comportamento pode se tornar incômodo. “Normalmente os cães quando ouvem nossa voz e veem nossas mãos, querem alcançar  e desde filhotes pulam, sobem em nós. Achamos bonitinho quando filhotes, mas quando crescem, o comportamento continua, aí queremos cortar. Imagina um cão que pulou em você durante oito meses e o dono quer que o vício termine em dezesseis aulas”, orienta.

    Ao ser perguntado sobre quais as maiores dificuldades que os donos têm com os cães, ele esclarece que muitas vezes o difícil mesmo são os donos. “Gostaria  de destacar a importância da participação do dono nos treinamentos, para que o cão aprenda a atender também aos comandos do seu dono, caso este motivo não seja suficiente para incentivar o dono a participar dos treinos, eu poderia relatar também a satisfação que vejo em meus clientes quando percebem o quanto as aulas os aproximam do seu cão, quando veem os avanços dele, atendendo tão facilmente aos seus comandos, coisa que para alguns parecia impossível e quando presencio estes momentos, me sinto um privilegiado por trabalhar com aquilo que me faz feliz”, complementa.

    Na programação do Pet Day Amigo Bicho haverá Feira de Adoção de cães e gatos (filhotes e adultos) da  Dog’s Heaven. Atividades para  animais como piscina de bolinhas, cama elástica, dentre outras brincadeiras, além de brinquedos infláveis para crianças, personagens da Patrulha Canina, sorteios e brindes. O evento também contará com várias marcas que estarão presentes com stand de vendas e amostras. Parte da venda dos produtos será revertida para o auxílio de animais abandonados. As marcas confirmadas são: Auqmia Pet Store, Bravecto, Gran Plus Guabi Natural, Progato, Sâm Torres Reab Vet, Schesir, Vetnil e Zee.Dog. 

    Últimas