• Pestalozzi realiza seminário para comemorar os 30 anos da entidade na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/11/2016 07:00

    Fundada em 1923 pelo suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), a Associação Pestalozzi está comemorando 90 anos de atuação no Brasil e 30 anos em Petrópolis. Para celebrar a data, a associação está convidando a comunidade petropolitana para participar do seminário "90 Anos do Movimento Pestalozziano no Brasil e 30 Anos em Petrópolis", que será realizado no dia 8 de novembro, na sala Arthur Sá Earp Neto, na FASE, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, nº 1003, Centro. As inscrições poderão ser feitas no local e através do site www.fmpfase.edu.br

    A Associação Pestalozzi funciona na Rua Yedo Fiuza, nº 600, no bairro Independência e atende 102 pessoas entre crianças e adultos. No seminário serão abordados temas como educação e novo estatuto da pessoa com deficiência. "O evento é direcionado para o público em geral. É importante que a sociedade prestígio seminário para que conheça toda a influência que o Pestalozzi teve e tem hoje sobre a educação. Ele incluiu o amor nessas relações. Ele era 100% amor. A rosa vermelha que é o símbolo da entidade representa o amor dele pelas crianças", disse Norma Helena de Souza, diretora pedagógica da associação.

    Na associação, funciona uma escola que conta com a grade curricular até o 5º ano, com adaptações de acordo com a necessidade da pessoa. "A grade é igual à do município, no entanto, atendemos de forma especial de acordo com a necessidade do aluno. A gente vê o ser e eles aprendem no tempo deles", disse Norma.

    A Pestalozzi tem uma equipe multidisciplinar que conta com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e arte terapeuta. "Eles participam de coral, fazem pinturas, artesanatos e temos também o reforço escolar. Inclusive, algumas escolas encaminham para a gente alunos que estão com dificuldades e eles participam do reforço", explica Norma.

    A programação do seminário começará às 8h, com cadastramento. Depois tem a palestra "Vida e Obra de J.H. Pestalozzi – Início do Movimento Pestalozziano no Brasil", por Norma Helena de Souza. Às 9h tem o encontro "Vara da Infância", palestra com Dr. Alexandre Teixeira de Souza, juiz da Vara da Infância, Adolescência, Juventude e Idoso). Após, às 9h30, tem "BPC – Benefício de Prestação Continuada, com a palestrante Valquíria Coelho. Às 10h tem "Doenças Neurológicas: Causas e Tratamento", com Dra. Ana Galheigo, neuropediatra. Às 10h30 tem "O Novo Estatuto da Pessoa com Deficiência", palestra que será ministrada por Dr. Miguel Abud Marcelino, infectologista. Às 11h tem o encontro "Instituição Associação Pestalozzi de Petrópolis", palestra de Norma Helena de Souza e às 11h30 tem depoimento de Eugênia Medeiros. O encerramento ocorrerá às 12h com o Coral Viva Voz.

    Associação funciona graças à ajuda dos petropolitanos

    A crise financeira que assola o país e o Estado também afeta a Associação Pestalozzi de Petrópolis. De acordo com a entidade, 20% dos recursos financeiros da entidade são provenientes do município e da FIA – Fundação para Infância e Adolescência, que é vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado. O repasse do município está em dia, no entanto, os repasses da FIA estão atrasados desde fevereiro deste ano. 

    "Temos muito que agradecer à população petropolitana porque 80% do que arrecadamos vem da doação deles. Senão fossem essas doações, não estaríamos atendendo a tantas pessoas. Lógico que esse atraso nos atrapalha, mas, o povo petropolitano não nos deixa desanimar, felizmente", contou Norma. Quem quiser ajudar a Associação Pestalozzi de Petrópolis pode entrar em contato através do telefone 2249-9700.

    Últimas