• Pesquisa revela que consumidores fluminenses estão priorizando compras em estabelecimentos locais

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  • 30/06/2020 15:27

    Uma pesquisa realizada pelo IFec RJ- Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises revelou que 81,9% das pessoas priorizam compras nos estabelecimentos locais de pequeno e médio porte durante o isolamento social. A sondagem especial ouviu 652 consumidores do estado do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 17 de junho. 

    “O Sicomércio Petrópolis vem acompanhando essas pesquisas realizadas no estado para nortear ações e entender como devemos agir nesse momento. Tudo é novo e muda constantemente. Entendemos que a relação de consumo foi afetada pela pandemia e precisamos nos fortalecer. Os números mostram que há um entendimento do consumidor sobre esse novo momento e que

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    E os consumidores pretendem continuar prestigiando o setor de bens e serviços locais. Do total de consumidores que afirmaram ter comprado em estabelecimentos locais, 82,2% pretendem continuar prestigiando o negócio de menor porte do seu bairro ao final do distanciamento social. O Sicomércio apoia as campanhas que incentivam o consumo local. O objetivo é estimular a venda nos bairros e de pequenas e micro empresas da própria cidade, envolvendo os consumidores. Assim eles contribuem para que o dinheiro circule no município e todos se ajudam mutuamente.

    “Petrópolis tem mais de 5 mil empresas ligadas ao comércio que empregam mais de 25 mil pessoas. Dando preferência, na hora da compra, ao mercado do seu bairro ou de uma loja da cidade, o consumidor garante que aquele empreendimento continue aberto e os funcionários empregados”, reforça Marcelo.

    A pesquisa também trouxe informações sobre as despesas dos consumidores. Em uma comparação entre maio e junho, houve um aumento de 79,6% com alimentos e bebidas. Serviços básicos também aumentaram. Os entrevistados disseram que os gastos com as contas energia elétrica, gás e água aumentaram 56,8%. O Sicomércio Petrópolis vem acompanhando a retomada econômica na cidade. O comércio de bens e serviços voltou às atividades há menos de um mês.

    “O sindicato participou da elaboração do plano de retomada da economia e tudo vem acontecendo de maneira gradual. A prefeitura criou leitos de UTI e os índices de ocupação estão baixos. Com a valorização do comércio local vamos conseguir nos reestruturar”, afirma, otimista, Marcelo Fiorini.

    Para o Sicomércio, o governo municipal também pode ser um grande indutor da recuperação econômica, priorizando as compras públicas de empresas locais. E pensando no pós-pandemia os setores do comércio e indústria estão elaborando uma campanha para continuar estimulando o consumo de produtos nacionais. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirma que os setores sofreram perdas severas e que um dos caminhos mais rápidos para recuperação será a valorização do produto brasileiro.

    “Nós já sofremos com a competição desleal de produtos vindos da China, por exemplo. Ao valorizarmos o produto local, estimulamos as vendas e garantimos os empregos. Os governos municipal e estadual também podem se aliar ao movimento dando preferência aos serviços e produtos de suas cidades e estados na hora de adquirir bens. Estamos todos preocupados com o que virá depois que as medidas de isolamento social terminar. O momento será novo e uma das saídas para a crise econômica provocada pela pandemia será sim o consumo de produtos nacionais e locais”, afirma Marcelo.

     

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