• Personal fala sobre os cuidados para correr no frio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/06/2016 09:00

    Luiz Carlos de Moraes é um experiente personal trainer e diz na entrevista que, no inverno, quem faz atividade física deve se proteger melhor tanto em ambientes fechados (academias) quanto na rua. Quem corre na rua deve se preocupar em manter as extremidades do corpo (mãos e cabeça) protegidas, que é por onde o corpo perde mais calor, completa.



    Tribuna – Com o frio que chegou com tudo, quais os cuidados que as pessoas que fazem atividade física devem ter?

    Moraes – Existem duas situações. Quem “malha” em ambientes fechados como nas academias e quem pratica ao ar livre. Mesmo em academia não se deve dispensar roupas mais quentinhas como as camisas de manga comprida. Ao ar livre, além desse cuidado deve-se proteger as extremidades (pés, mãos e cabeça) com meias mais grossas, luvas e gorro, que é por onde o corpo perde calor, podendo prejudicar o desempenho.

    Tribuna – E depois da atividade? Quais as providências que devem ser tomadas?

    Moraes – Tanto em ambientes fechados como ao ar livre devem se agasalhar logo. É muito comum as pessoas só se agasalharem depois de começar a sentir frio.

    Tribuna – Antes de fazer exercício é melhor aquecer ou alongar. No frio os cuidados são os mesmos?

    Moraes – Sim, o aquecimento é sempre mais importante que o alongamento em qualquer situação, especialmente no frio. Esse aquecimento deve ser feito com a própria atividade que o indivíduo vai fazer e ainda agasalhado, especialmente ao ar livre.  

    Tribuna – Qual o motivo, na visão da fisiologia, proteger as extremidades do corpo no frio?

    Moraes – No frio o corpo reorganiza o aporte sanguíneo para o tronco, protegendo os órgãos vitais. Assim que acabar a atividade física a roupa molhada de suor deve ser trocada imediatamente. O risco de se resfriar é maior nessa situação. Após treinos que durem mais de uma hora, o nú- mero de linfócitos (células brancas) pode cair, criando a situação chamada de “janela aberta” do sistema imune. Daí a necessidade de proteger o corpo do frio, além da reposição nutritiva regular.

    Tribuna – No inverno os cuidados com a pele são os mesmos do verão?

    Moraes – Sim. Mesmo no inverno o sol oferece o mesmo perigo de sempre. Use protetor solar e labial. No inverno o ar pode estar muito seco e frio, situação ideal para, no mínimo, rachar os lábios.

    Tribuna – No frio o cuidado com a hidratação é o mesmo das outras épocas?

    Moraes – O fato de estar frio não significa descuidar da ingestão de líquidos. É importante beber água antes, durante e depois da atividade física do mesmo jeito que no verão, antes de sentir sede. Deve-se ingerir também os isotônicos nas atividades físicas contínuas com mais de uma hora de duração. O ar frio e seco pode deixar o interior das narinas seco e provocar pequenos sangramentos. A hidratação adequada corrige isso.


    Últimas