• Pela primeira vez, Corpus Christi será celebrado sem tapetes e com transmissão on-line

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/06/2020 12:00

    A Igreja Católica celebra no dia 11 de junho a solenidade Corpus Christi e, pela primeira vez, não haverá o tradicional tapete confeccionado com serragem, sal, café, tampinhas e diversos materiais. Para marcar a data, as 47 paróquias da Diocese de Petrópolis vão celebrar a solenidade com missa transmitida on-line. Em algumas, os padres vão passar de carro com o Santíssimo Sacramento pelas comunidades das paróquias. 

    O bispo da Diocese, Dom Gregório Paixão, OSB, celebra a missa de Corpus Christi às 9h, na Catedral São Pedro de Alcântara, com transmissão on-line pelas redes sociais da Catedral e da Diocese. Sobre a ausência dos tapetes, Dom Gregório Paixão lembrou que, conforme orientação das autoridades sanitárias, não pode haver aglomeração de pessoas. “Mas estamos pensando em pedir autorização da Santa Sé para realizarmos a procissão em outro momento”, antecipou. 

    Sobre a ausência dos tapetes, confeccionados com desenhos diversos lembrando todos os símbolos e pessoas importantes para a  fé católica, como os santos, Nossa Senhora, o próprio Jesus Cristo e diversas mensagens, Dom Gregório Paixão disse que “se não temos o tapete, podemos pedir que Jesus passe em nosso coração, que ele ande sobre a nossa vida e que nos resgate para as coisas boas do céu enquanto transformamos a terra”. 

    Dom Gregório Paixão falou sobre a importância da Solenidade de Corpus Christi, que tem por objetivo “resgatar a lembrança da presença viva e real de Jesus Cristo por meio da eucaristia”. O bispo lembrou que Jesus prometeu “que estaria conosco até o fim dos tempos”. “Portanto, quando nós apresentamos Jesus Eucarístico, as pessoas, de uma forma solene, através de uma apresentação pública da presença da hóstia consagrada, nós queremos dizer, ele está presente entre nós, ele é o senhor”.

    Últimas