• PCVB propõe mudar datas da Bauernfest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/01/2019 10:00

    O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), Samir El Ghaoui, levou à primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), uma solicitação dos empresários da área de turismo de ajuste na data da Bauernfest 2019, já anunciada pela Prefeitura para acontecer entre os dias 14 e 30 de junho. De acordo com Samir, além de o município quebrar a tradição de iniciar a festa alemã iniciar sempre no último fim de semana de junho, a programação da Bauernfest também conflitará com o feriado de Corpus Christi, período em que a cidade naturalmente fica cheia para o feriado religioso prolongado. O trânsito, número de leitos e estrutura para atender a tantos visitantes estão entre as principais preocupações. A sugestão é de que a festa possa acontecer entre os dias 28 de junho e 14 de julho.

    “Precisamos pensar o Turismo de forma estratégica e por isso estamos trazendo ao Comtur este pleito. A Bauernfest é uma festa tradicional, importante e não pode conflitar com um feriado religioso, como o de Corpus Christi, quando as principais ruas da nossa cidade ficam interditadas para as procissões e confecção dos mais belos tapetes, que também são atrativos turísticos nesta época do ano. Além disso, os meios de hospedagem, os pontos turísticos e toda a infraestrutura da cidade ficará sobrecarregada deixando uma péssima imagem para quem escolher Petrópolis como destino nesta época. Essa data precisa ser ajustada o mais rápido possível”, destacou Samir, lembrando ainda que os petropolitanos também sofrerão muito com esses transtornos, caso a Prefeitura mantenha a data.

    Ainda de acordo com o presidente do PC&VB, a data sugerida para que a Bauernfest aconteça neste ano, de 28 de junho a 14 de julho, pega tradicionalmente o último final de semana de junho e também mantém a inclusão de mais um final de semana para a festa, atendendo a uma antiga reivindicação do trade. 

    A iniciativa recebeu o apoio de diversas instituições, como da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis: “Nós apoiamos 100% a alteração nesta data por diversos motivos, entre eles a dificuldade de locomoção dos visitantes, as filas que vão se formar nos principais pontos turísticos, além do fato de que não é interessante misturar um evento cervejeiro com um feriado religioso. Essa solicitação precisa ser atendida o mais rápido possível”, disse a presidente da associação, Ana Beatriz de Oliveira Pinto.

    O Grupo Empresarial da Rua Teresa, composto por mais de 230 empresários, também se manifestou favorável à mudança da data: “É muito melhor termos a mudança desse calendário do que nós tentarmos absorver a demanda gerada na cidade de um feriado religioso prolongado e uma festa tradicional no mesmo período. A cidade vai ganhar muito com essa alteração porque poderemos aproveitar ao máximo tanto os turistas que estarão em Petrópolis para o feriado, como os que virão para a Bauernfest”, ressaltou o empresário e representante do grupo, Nelson Baptista Neto.

    O Petrópolis Convention & Visitors Bureau aguarda agora o agendamento de uma assembleia extraordinária do Conselho Municipal de Turismo para tratar o assunto, já solicitada em caráter de urgência. 

    Últimas