• Pátio da Catedral São Pedro de Alcântara ganhará um Café e loja de artigos religiosos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/12/2020 15:23

    Além da reforma e restauração da igreja, a Catedral São Pedro de Alcântara aprovou um segundo projeto para a construção de uma loja de artigos religiosos com um Café. Os dois projetos distintos já foram autorizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

    Este segundo empreendimento prevê, ainda, a construção de banheiros públicos e um novo estabelecimento na lateral esquerda da Catedral, sob as escadarias que dão acesso à Avenida Tiradentes. De acordo com o projeto, os banheiros vão ficar no espaço da antiga loja da Catedral, que era subterrânea. A escada lateral que dá acesso à Avenida Tiradentes será demolida e será construída uma laje que também servirá de piso a nova loja. O espaço vai oferecer uma loja para venda de artigos religiosos com um café. 

    O objetivo é atender visitantes e turistas que visitam e frequentam as funções religiosas regulares e festas promovidas pela Paróquia. De acordo com o projeto apresentado, a construção será a partir de uma estrutura metálica com fechamento em vidro com uma proposta “racional, sóbria, discreta e contemporânea”.

    O projeto da loja e Café, que já possui aprovação do IPHAN, ainda está na fase de busca de recursos para sair do papel, diferentemente da reforma e restauração da Paróquia.

    Reforma da Catedral de São Pedro de Alcântara

    A Catedral passará pela sua primeira grande reforma desde que foi inaugurada, em 1925. O projeto será realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibilizou R$ 13 milhões para a restauração. Toda a fachada do prédio vai passar por reforma e haverá também reforço estrutural da igreja. 

    A Catedral de Petrópolis é um dos pontos turísticos religiosos mais visitados da cidade, tanto por sua beleza arquitetônica quanto por ali abrigar o Mausoléu da Família Imperial. Recebe mais de 300 mil pessoas por ano.

    Últimas