• Passaporte Cultural integra os pontos turísticos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2016 11:00

    O Segmento dos Museus do Conselho Municipal de Cultura apresentou ontem uma novidade que vai facilitar o acesso dos turistas aos atrativos da cidade, integrando os pontos turísticos e oferecendo vantagens aos visitantes. O chamado “Passaporte Cultural”, que já é uma realidade em várias cidades turísticas do mundo, como Londres, Nova York e Rio de Janeiro, vai começar a valer a partir do dia 1ª de agosto.

    Ao todo são 30 atrações culturais entre museus, centros culturais, casas de memória e outros 12 atrativos das empresas que fazem parte do Tour da Experiência, que é uma iniciativa do Ministério do Turismo e do Sebrae.

    A ideia do passaporte surgiu na Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP) e começou a ser trabalhada há alguns meses. Para Ana Carolina Maciel Vieira, museóloga da FCTP, além de dar vantagens ao turista, o projeto vai promover uma maior integração entre os atrativos da cidade. “Representa a democratização do acesso aos atrativos turísticos e valoriza o patrimônio da cidade, estimulando a visitação e fortalecendo a economia local por meio dessa integração dos empresários”, disse.

    Entre os benefícios do passaporte está também a oferta de brindes nos estabelecimentos associados. O passaporte é totalmente gratuito e pode ser retirado por qualquer pessoa mediante a um cadastro rápido, nos Centros de Informações Turísticas (CITs) da Praça da Liberdade e também no Parque Municipal Prefeito Paulo Alves Rattes, em Itaipava. 

    O projeto foi apresentado ontem à tarde, às 16h, no Espaço Cultural da InterTV, na Rua da Imperatriz, próximo ao Centro de Cultura Raul de Leoni. Durante a cerimônia estavam presentes representantes da Fundação Oswaldo Cruz, da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo, como a presidente Adriana Madeira (Drica). 


    Como utilizar o passaporte?

    Depois de retirá-lo em um dos pontos de cadastramento, o turista ou até mesmo o petropolitano que quiser conhecer um pouco mais da cidade, pode ir direto aos pontos turísticos. Em cada um deles o passaporte será apresentado e carimbado, para que o visitante possa apresentá-lo em outro local, adquirindo o benefício. Deste modo, nas páginas do passaporte há todas as informações sobre os pontos turísticos e atrativos da cidade. 


    Tour da Experiência

    A cervejaria Buda Beer, Churrascaria Majórica, Di Farina Pizzeria, Duetto's Café e Bistrô, Ewiglich Joias, Instituto Meninos Cantores de Petrópolis, Massas Luigi, Oliveiras da Serra Restaurante, Pousada 14 Bis, Pousada Paraíso, Paraíso do Açu e Willemsen estão entre as empresas cadastradas, que apresentarão promoções e benefícios para quem tiver o passaporte. O benefício será válido por um ano. 


    Últimas