• Passageiros vivem momento de pânico em ônibus no Atílio Marotti

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/08/2019 08:57

    A possibilidade de um acidente, na noite da última terça-feira (20), envolvendo um ônibus, na Rua Atílio Marotti, no Quarteirão Brasileiro, apavorou os usuários da linha 518, da empresa Cascatinha. Um vídeo flagrou o momento em que o motorista do coletivo não conseguiu subir a rua – um acesso alternativo desde que parte da via cedeu em 22 de março de 2018, e precisou descer de ré. Durante a tentativa, o condutor quase perdeu o controle da direção do veículo, e por pouco não atingiu o guard rail da obra que está sendo realizada no local, e que ainda não foi finalizada pela prefeitura.

    O ocorrido gerou muita revolta entre os moradores, que há meses solicitam a finalização das obras que estão atrasadas. Segundo o secretário da associação de moradores do bairro, Francisco Tomas de Oliveira, as intervenções estão praticamente paralisadas. Isso porque os funcionários estão com os salários atrasados, segundo quem vive na região. “Deve ser por isso que está tudo tão devagar! Afinal, ninguém quer trabalhar de graça, né? Só queremos que essa obra termine, e que a prefeitura olhe por nós”, desabafou.

    Os ônibus que atendem a localidade têm tido dificuldades de subir a via alternativa, usada enquanto a rua principal ainda está em obras. Foto: Bruno Avellar

    Quem presenciou a cena afirma que foi aterrorizante. “A gente viu a hora que o ônibus quase bateu na grade! Se isso tivesse ocorrido, o motorista e todos os passageiros iam cair ali embaixo, porque ela não ia conseguir segurar o peso. Essa rua está muito perigosa”, contou nervosa a aposentada Tânia Silva. 

    Nas redes sociais o vídeo gerou grande repercussão, e pedidos de resolução do problema. Muitos destacaram ainda que a frota que atende a linha está sucateada. “Todos os dias têm ônibus quebrado aqui! As vezes o primeiro horário já não consegue sair do bairro, ou seja, sai da garagem já com defeito né”, questionou a vice-presidente da associação Lucilene Souza Santos. 

    Obras devem ser finalizadas em setembro 

    Segundo a prefeitura as equipes trabalham para liberar, em breve, a circulação de veículos na Rua Atílio Marotti. Para isso, a estrutura do muro de contenção foi finalizada e o trecho está sendo monitorado para verificar a total estabilidade. A previsão é de fazer a aplicação da camada de asfalto até o início de setembro e, ao mesmo tempo, desativar o acesso alternativo. Porém, antes disso, o acesso será vistoriado pela Secretaria de Obras para verificar a necessidade de intervenções. Após a liberação do trânsito no local, a obra terá sequência para finalização das etapas de drenagem e reconstrução da escadaria.

    Viação Cascatinha afirma que óleo na pista impediu subida do ônibus

    De acordo com a Viação Cascatinha o ônibus que faz a linha 518 – Atílio Marotti não apresentou nenhum tipo de problema, no fim da tarde da última terça-feira. O que impediu o coletivo de subir um trecho da comunidade foi a quantidade de óleo derramado na pista e a pavimentação molhada pela chuva. A empresa esteve no local e, por volta das 18h do mesmo dia, a operação foi totalmente normalizada.

    A empresa ressaltou ainda que a operação dos coletivos na região está muito prejudicada desde o deslizamento de parte da Rua Atílio Marotti, em março do ano passado, quando a empresa precisou substituir de maneira imediata os três ônibus do tipo convencional, por três modelo micrão. 

    Sobre a obra

    A obra na rua só começou nove meses após um deslizamento, que atingiu ainda parte da área de serviço de uma casa. Além disso, a força da água da manilha que se rompeu, e ficava logo abaixo ao portão da residência arrastou o muro, o portão, e as escadarias da servidão que davam acesso à Rua Atílio Marotti. 

    Últimas