• Parque Nacional da Serra dos Órgãos se prepara para reabertura; portões em Petrópolis devem ser liberados ainda este mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/09/2020 16:15

    O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) deu início a fase de elaboração do Plano Operacional para a reabertura do espaço. Em função das restrições em Petrópolis, haverá necessidade de uma nota técnica municipal, mas a previsão é que os portões sejam liberados ainda este mês. Os parques naturais municipais ainda não têm data para a reabertura, mas a Prefeitura afirma que as próximas flexibilizações já devem incluir estas áreas. 

    Na semana passada foi feita uma reunião entre representantes do Parnaso e da Prefeitura. O órgão informou que ainda aguarda a análise e manifestação do governo municipal sobre a possibilidade de reabertura dos atrativos naturais. Em Petrópolis, há a sede Parnaso, no Bonfim e a parte alta; e as trilhas Uricanal, Cobiçado Ventania, Meu Castelo (alto Morin) e Caminho do Ouro.

    Leia também: Casa dos Sete Erros será reaberta ao público com o nome original: Casa de Petrópolis

    Segundo o Parnaso, tão logo tenha o indicativo da Prefeitura favorável à reabertura, a sede do Bonfim e demais atrativos serão inseridos no Plano Operacional que está sendo elaborado. A Prefeitura disse que a nota técnica está sendo elaborada em conjunto com a Vigilância Sanitária, que definirá os protocolos a serem seguidos para a reabertura do parque. 

    Os municípios de Teresópolis e Guapimirim já se posicionaram favoráveis à reabertura e já foram incluídos no Plano Operacional, que contemplará todas as medidas necessárias para a reabertura. Mas, segundo o Parnaso, ainda não foi possível definir uma data.  

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) determinou por meio da portaria nº 890/2020 a reabertura de todas as Unidades de Conservação Federais à visitação pública, desde que sejam cumpridas uma série de medidas preventivas somadas as já adotadas por governos Estaduais e Municipais que abrangem cada unidade de conservação no país.   

    Nesta quarta-feira (09), em Guapimirim, o Complexo de Escalada do Dedo de Deus já está aberto a visitação, mas com restrições para tamanho de grupos e número total de visitantes por dia dentre outras medidas. As medidas podem ser conferidas no site do ICMBio em: https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/

    Últimas