• Parque de Itaipava terá câmeras de monitoramento durante a Expo 2018

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2018 18:45

    Itaipava está ganhando um sistema de monitoramento que vai ter início durante a Expo Petrópolis. A instalação de 20 câmeras –  em pontos estratégicos do distrito e também no Parque Municipal – está sendo concluída e os equipamentos entram em operação na próxima semana. Como o Centro Integrado de Operações (CIOP) ganhou 86 câmeras – 40 já em uma primeira etapa, os antigos equipamentos, em bom estado de uso, foram remanejados para o distrito.

    As imagens já serão utilizadas no esquema de segurança da Expo, que vai contar a participação de 20 guardas civis e até 42 PMs por dia. “A Guarda está aproveitando esse momento de montagem do Centro Integrado de Operações e a véspera de iniciar mais uma edição da Expo para iniciar esse trabalho em Itaipava já agora, o que dará um enorme ganho para toda a população do distrito e para o público deste grande evento”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

    Serão 10 câmeras na parte interna do Parque que vão ficar espalhadas pelas áreas de shows, exposição de animais e do parque de diversões. Outras cinco vão monitorar os portões, com a entrada e saída do público. Além delas, também serão instaladas duas câmeras em frente ao parque, outra na divisa com Teresópolis, uma na União e Indústria na altura da concessionária da Land Rover e a última em frente à 106ª Delegacia de Polícia – nesse caso, o objetivo é acompanhar o fluxo de trânsito. Os equipamentos filmam em 360º e estão sendo instaladas por seis funcionários.

    Durante a Expo, as imagens serão monitoradas de dentro do ônibus de videomonitoramento, que foi deslocado para o Parque Municipal nesta quinta (26.04). Depois, serão acompanhadas da própria base da 2ª Inspetoria da Guarda.

    Esquema de segurança da Expo

    O veículo de monitoramento será utilizado mais uma vez no esquema de segurança da Expo. Assim como em 2017, ele servirá de base integrada para o trabalho conjunto de Guarda Civil e Polícia Militar. Ele foi estacionado em um dos portões principais do Parque, mesmo local onde ficou no ano passado.

    O efetivo da PM vai variar entre 37 e 42 homens por dia. Serão utilizados até sete carros e seis motos.

    “Vamos procurar manter o mesmo trabalho feito no ano passado, que deu certo e garantiu a segurança do público”, informa o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Oderlei Souza.

    A Guarda terá 20 homens diariamente que vão contar com apoio de quatro carros e duas motos para realizar o patrulhamento do lado de fora do Parque Municipal. Eles vão coibir infrações de trânsito e comércio irregular, entre outros delitos.

    O comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni, lembra as recomendações para que o público possa acompanhar os shows e demais de atrações da Expo Petrópolis com tranquilidade.

    “Sempre importante reforçar as recomendações sobre não combinar álcool e direção, privilegiar o transporte público, evitar levar para os blocos objetos de valor que não precisa, como tablets ou computador, tomar cuidado com carteira, celular e documentos e ter especial atenção com crianças em meio a grande público”, diz.

    Últimas