• Parque Cremerie ainda aguarda manutenção

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2018 18:50

    Um dos pontos turísticos de maior movimento na cidade, o Parque Cremerie continua aguardando intervenções para garantir a segurança das mais de 140 mil pessoas (foram 144 mil em 2017) que frequentam o local por ano.

    Leia também: Preocupação: ponte que dá acesso ao Parque Cremerie está quebrada

    Duas pontes interditadas, desde o início do ano, continuam sem as manutenções prometidas, erosões no entorno do lago e as duas piscinas cheias e sujas, paradas por falta de licitação, são alguns dos problemas encontrados e que colocam em risco o lazer e diversão dos visitantes para o próximo verão.

    As quatro casinhas do lago estão interditadas, duas delas devido ao péssimo estado e perigo que as pontes apresentam. As duas ilhas eram os principais atrativos das crianças. No início de maio, a Prefeitura informou que realizaria as manutenções necessárias no local, o que não aconteceu. As pontes continuam tombadas e enferrujadas, as erosões também tomam conta do entorno do lago e as casinhas continuam trancadas com cadeado. Outra ponte menor está com os tacos e guarda corpos soltos e sua base toda enferrujada.

    As duas piscinas usadas pelo programa academia da saúde e grande atrativo para visitantes e moradores, também estão interditadas, no entanto, continuam cheias e com água suja. O administrador do parque, Luiz Roberto de Souza, o Brazilino, disse que os problemas são fruto da mudança realizada pelo executivo tirando da Comdep a administração do parque e colocando a Turispetro como responsável. A Comdep retomou a administração do local no mês passado.

    “As ilhas estão interditadas por falta de obras e as piscinas precisam de uma licitação, mas com o parque retornando para as mãos da Comdep, esperamos que tudo volte a ser como era antes, porque com a administração da secretaria de cultura nada aconteceu e tivemos muita dificuldade para conseguir as verbas necessárias. Não depende da gente, o que depende de mim está sendo feito, o parque está bem cuidado, limpo e arrumado, mas essas coisas não. No verão passado, recebíamos diariamente quase 150 pessoas aqui, mas com essa mudança de pasta as coisas desandaram”, relatou Brazilino.

    O administrador disse que as piscinas só serão reativadas quando o processo licitatório para a contratação de guardavida e de manutenção estiver concluído. Os pedalinhos continuam funcionando. O explorador do serviço disse que continuará trabalhando e aguarda o resultado das conversas no campo judicial. O executivo disse que a questão está sendo discutida na Justiça com o “antigo responsável” pela exploração do serviço.

    O parque chegou a ficar fechado por dois meses, após um macaco ser encontrado morto nas imediações do atrativo. O fechamento foi uma forma preventiva, uma vez que o animal poderia ter morrido devido à febre amarela.

    A Prefeitura reabriu o Parque Cremerie no dia dois de maio. A Prefeitura disse por meio de sua assessoria que a Comdep está providenciando a manutenção das piscinas, assim como outros reparos em pontes e demais equipamentos no Parque Cremerie. Não foi informado o prazo para que essas manutenções aconteçam. 

    Últimas