• Parceria do Sesi e GE comemora 15 anos com projeto Estrela do Amanhã

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/11/2019 12:50

    Parceria entre Firjan SESI e GE Celma, projeto Estrela do Amanhã completa 15 anos com apresentação cultural.

    Criado em 2004 por iniciativa de um grupo de colaboradores voluntários da GE Celma, o projeto Estrela do Amanhã completa 15 anos em 2019. A iniciativa pensada para ser um ponto de disseminação e reflexão da cultura e da arte em uma comunidade vizinha à empresa no Bingen, em Petrópolis, cresceu e se multiplicou para atender crianças e jovens de diversas localidades do município. 

    Para comemorar mais um ano de atividades, cerca de 130 integrantes do projeto participaram da Mostra Cultural e encenaram contos do folclore brasileiro através do espetáculo “Os Bois do Brasil”. A proposta foi reunir diversas histórias que permeiam a cultura popular brasileira de norte a sul do país de forma lúdica e alegre, como o Boi Bumbá de Parintis e o Bumba Meu Boi do Maranhão, entre outros. 

    O evento foi realizado em 19/11, no teatro da Faculdade Artur Sá Earp, em Petrópolis. O evento marca o auge do processo de aprendizado de todo o conteúdo passado aos jovens ao longo do ano. Assim, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social são estimulados no aprendizado e na reflexão da cultura, arte e cidadania através das oficinas de contação de histórias, capoeira, dança e teatro. 

    Desde 2009, o Estrela do Amanhã é desenvolvido pela Firjan SESI com patrocínio da GE Celma através da Lei de Incentivo Federal à Cultura (Lei Rouanet). De lá para cá, o projeto expandiu sua atuação proporcionando conhecimento e qualidade de vida a centenas de jovens petropolitanos, que já somam mais de 2 mil pessoas atendidas. 

    O projeto que já tinha núcleos de atuação na comunidade Fazenda Inglesa; no Caxambú (Associação Espaço Educativo São Charbel) e na Comunidade Oswaldo Cruz (ONG projeto C3) ganhou uma parceria com a Secretaria de Educação de Petrópolis, em 2017, possibilitando que outras comunidades também fossem beneficiadas: Castelânea (Escola Municipal Robert Kennedy); E.M. Salvador Kling (Mosela) e Alto da Serra (E.M. Ver. José Fernandes da Silva). 

    Últimas