• Parabéns Jornal de Cascatinha, 93° aniversário de fundação!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2020 00:01

     

            O Jornal de Cascatinha, nascido das mãos e idealismo de João Dias Carneiro, aos 7 de agosto de 1927, está a comemorar seu 92° aniversário de fundação. Quem milita nessa área sabe das dificuldades para manter-se viva essa chama.

            E em se tratando de órgão de imprensa do interior, principalmente a exemplo desse semanário, que durante muitos anos funcionou no Segundo Distrito, as dificuldades sempre foram triplicadas e, só com muito amor, dedicação, tenacidade e abnegação é que  se mantém vivo e em plenas atividades.

            A partir do falecimento de seu Diretor Fundador, João Dias Carneiro e também de sua esposa Leocádia Fernandes Carneiro, O Jornal de Cascatinha foi conduzido com o mesmo denodo e pulsos firmes dos herdeiros Lester, Leyde e Lécio Carneiro. Em 1970, tive o privilégio de, em Petrópolis, dar continuidade as minhas incursões jornalísticas já iniciadas em Três Rios, dessa vez, em O Jornal de Cascatinha, convidado que fui por Lester Carneiro.

            Aceitei a grata incumbência de assumir as colunas “Nossa Gente” e “Fernando Costa Especial”, sem contar que cuidei da escrituração contábil e fiscal da Empresa por longos anos.

             Nessa ocasião, realizamos belos certames do concurso para eleição da Senhorita Cascatinha, exposições de arte, festas beneficentes, desfiles Cívicos e etc, cujas realizações, inúmeras vezes, ganharam largas páginas de jornal locais, além – fronteiras e presença de importantes figuras do mundo cultural, social e artístico da época de âmbito nacional e internacional.

             Na década de 80, O Jornal de Cascatinha passou às mãos e direção do jornalista Ivaldo Costa e Filhos que deram ao dito Órgão de Imprensa novo formato, ampliaram sua circulação, inclusive com extensão Estadual, enfim, trouxeram uma roupagem de conformidade com a evolução da informática e do mundo hodierno fato que o tornou cada vez mais atraente, querido e influente aqui e alhures, pois possui larga circulação na Região dos Lagos e demais Cidades Serranas.

             A essa altura a Empresa foi transferida para o Centro da Cidade de Petrópolis. Gratifica-me estar até hoje, isto é, há 50 anos integrando ao quadro de colaboradores da Imprensa e se, continuo a compartilhar com matérias para os diversos órgãos da imprensa desta Cidade e fora dela, um ponto é pacífico, aqui na Imperial Cidade de Petrópolis meu primeiro passo iniciou-se no Jornal de Cascatinha preparando matérias, correndo atrás de fotos, clichês (custeando-os por puro idealismo) garimpando notícias já que àquela época a composição era manual através de linotipo bem à época “Gutenberg”.

            Não foi fácil, mas esse tempo deixa em todos nós amigos e admiradores muitas saudades e estão cristalizadas em nosso coração. Se por um lado o jornalismo é uma árdua missão, por outro é atividade instigante, bela, prestigiada e respeitada conhecida e reconhecida como o quarto poder.

            Eis aí um dos motivos pelo carinho e amizade aos profissionais da imprensa, para mim, os poetas do cotidiano, que lutam por nós, choram e lamentam por nós, são nossos anjos e arautos do dia-a-dia.

            Rendo as mais sinceras homenagens à Família Carneiro e, In Memoriam de seu anterior proprietário e Diretor Geral Jornalista Ivaldo Costa foi reconduzido aos céus e mesmo assim esse prestigioso órgão de imprensa não obstante às inúmeras dificuldades se mantém em pleno funcionamento.

            O Jornal de Cascatinha vive atuante e independente conduzido pelas competentes mãos do Jornalista Mário Mascheroni Costa. Constitui-se um exemplo a ser seguido fazendo jus ao mérito comprovado prestígio sob a denominação atual de JORNAL DOS DISTRITOS. Receba na pessoa de seu diretor e familiares do amigo Ivaldo e demais colaboradores que o mantém vivo as homenagens, a gratidão e os parabéns de todos nós.        

    Últimas