• Papai Noel dos Correios: mais de 300 cartinhas já foram adotadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/11/2019 09:50

    Em uma semana, 301 cartinhas da campanha nacional Papai Noel dos Correios já foram adotadas na agência do Centro. Apenas 57 ainda esperam um padrinho. A ação tem como objetivo presentear crianças em situação de vulnerabilidade social. Este ano, duas escolas públicas do município participam da iniciativa, as cartas dos alunos da educação infantil até a 5ª série estarão disponíveis até o final do mês. Quem adotar uma cartinha tem até o dia 2 de dezembro para entregar o presente. As outras quatro agências do Correios, localizadas nos bairros, também participam da campanha.

    Cada carta tem até três pedidos: quem adotar uma cartinha escolhe entre as opções e entrega o presente já embrulhado e identificado com o número da cartinha adotada na mesma agência que pegou até o dia 2 de dezembro. “Agora a gente conta com a responsabilidade de quem adotou. A busca pela adoção é maior do que a oferta, o que ajuda, já que criamos uma ‘fila de espera’ e, assim, se houver alguma desistência, alguém não vier entregar, eu posso acionar esses padrinhos da lista. A questão é que assim toda a magia de adotar acaba se perdendo, porque eu já falo o que eu preciso para uma criança específica que ainda não tem o presente. A vantagem é que são pessoas com quem sempre podemos contar. Mesmo com o prazo apertado, eles se disponibilizam a trazer o presente a tempo”, conta a coordenadora da campanha em Petrópolis, Raquel Macedo.

    Os brinquedos costumam ser os principais pedidos das crianças, mas também são encontradas cartas pedindo material escolar e roupa. No ano passado, 430 cartinhas foram disponbilizadas nas cinco agências da cidade. Na agência do Centro, todas as 365 cartas que foram disponibilizadas foram adotadas em apenas quatro dias. 

    O horário de funcionamento das agências é de 9h às 17h. Ao adotar uma carta, a pessoa ganha um recibo de apadrinhamento, contendo todas as informações necessárias. Os presentes serão entregues pelo Papai Noel dos Correios em data e hora ainda não definida, nas próprias escolas onde as crianças estudam.

    Além dos pedidos dos alunos das escolas municipais, a agência também recebe as cartinhas da sociedade, que qualquer criança pode deixar na agência ou nas caixas de coleta dos Correios. Estas devem estar destinadas ao Papai Noel, com indicação do remetente, contendo nome completo, idade e endereço (nome da rua, número da casa/prédio, bairro e CEP). Para estas são aceitas cartas de crianças de 0 a 10 anos e podem ser escritas pelo responsável, caso a criança ainda não saiba escrever. Os pedidos devem ser preferencialmente por brinquedos, roupas, calçados e material escolar.  

    As cartinhas da sociedade são enviadas para a agência sede, localizada no Rio de Janeiro, onde qualquer pessoa interessada pode ter acesso e apadrinhar um dos pedidos. Os dados de localização das crianças são preservados, apenas os pedidos são divulgados. 

    Iniciativa completa 30 anos

    Neste ano, a campanha completa 30 anos e nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel. Sensibilizados, eles mesmos resolveram adotar as cartinhas e enviar os presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção e reconhecimento da população, e então acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios

    Ao longo desses anos, milhões de crianças tiveram seu pedido atendido pela campanha. Somente nos últimos três anos, foram recebidas mais de 2,6 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios em todo o Brasil. Além de estimular as crianças a escreverem cartas, a campanha dissemina valores natalinos, como o amor e a solidariedade. Em uma corrente do bem, os empregados e a população se juntam para, dentro do possível, atender aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

    Agências participantes em Petrópolis:

    Centro – Rua Epitácio Pessoa (entrada lateral do prédio) 

    Corrêas – Rua Doutor Agostinho Goulão

    Itaipava – Estrada União e Indústria, número 11870 Loja 5

    Pedro do Rio – Estrada União e Indústria, número 19297

    Posse – Estrada Silveira da Mota, número 42 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Últimas