• Palestra neste domingo vai mostrar os desafios de viver em Portugal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/03/2019 14:05

    A onda de migração de brasileiros para a Europa, em especial a Portugal, tem crescido nos últimos anos por diversas razões. No entanto, não é apenas a força de vontade de mudar de vida em um país que prevalece, já que a União Europeia criou leis e mecanismos para dificultar a chegada de outras nacionalidades ao velho continente. Para compreender melhor essa dinâmica, a advogada Carla Verdan dará uma palestra aberta ao público neste domingo, a partir das 11 horas, na Casa de Portugal, no Quitandinha.

    Na realidade, a palestra será o cardápio principal do chamado “Domingo de Confraternização na Casa de Portugal", onde Carla Verdan Reis explicará, com detalhes, como se dão os pedidos de cidadania lusitana a partir do Brasil. Com um escritório no país europeu dedicado aos trâmites legais para quem quer se instalar em um dos mais belos cartões-postais da Europa, a jurista vai falar para um público voltado para as tradições e culturas, mas também pretende orientar os interessados em ir atrás de uma excelente qualidade de vida em Portugal.

    Antes de sua palestra, a advogada petropolitana falou com a Tribuna e deu uma pincelada do que o público ouvirá neste domingo. Ela contou que o perfil dos clientes que procuram seu escritório atrás de informações sobre pedidos de cidadania é geralmente de classe média/alta ou alta, que curiosamente não vão atrás de construir uma riqueza financeira, mas em busca de qualidade de vida. Segundo ela, uma série de  leis, sobretudo as postas em prática em 2017, pedem uma série de documentos que vinculam o brasileiro a Portugal.

    “Em julho de 2017, houve um endurecimento na legislação que exige um vínculo com a comunidade portuguesa. Entre as observações estão viagens frequentes ao país, ter morado ou possuir imóvel por lá e questões que valorizem a cultura portuguesa. É todo um processo exigido pelo Conservador (o equivalente no Brasil ao dono de cartório) para que se consiga a cidadania. Portugal é um país com uma excelente qualidade de vida, uma economia e moeda estáveis e para quem vai buscar maior tranquilidade, lá é um lugar que recomendo”, explicou a advogada, que ao mesmo tempo pretende dissertar sobre os desafios de morar na Europa.

    O domingo, aliás, será um dia para celebrar a força da cultura portuguesa. Após a palestra haverá um almoço de confraternização com a presença do presidente mundial do Elos Clube Internacional, Dr. José Roberto Frutuoso. Na ocasião também será lançada a Festa Lusitana, que vai acontecer de 10 a 13 de maio no ginásio Mário Machado, no Quitandinha, onde haverá shows, barracas com comidas típicas e eventos relacionados ao hóquei sobre patins, cuja modalidade é tradicional em Petrópolis e um dos esportes mais praticados em Portugal. De acordo com o presidente da Casa de Portugal, Marinho Mesquita, a ideia é divulgar o trabalho realizado há um ano pela nova diretoria do clube social e esportivo. Por isso, segundo ele, estão sendo programados vários eventos e o sonho é fazer uma versão da Bauernfest num futuro bem próximo.  

    Últimas