• Palestra na Câmara estimula a redução da produção de lixo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/07/2019 18:50

    Repensar a forma de consumo e o descarte do lixo que produzimos é uma proposta desafiadora hoje em dia. Mais do que dar a destinação adequada, encontrar métodos de redução da produção de lixo, é pensar no futuro que vamos deixar para outras gerações, inclusive nossos filhos. Pensando nisso, a petropolitana Lilian Ziehe Takitani, idealizadora do projeto Lixo Zero Sul Fluminense, mudou completamente sua forma de consumo e de sua família. A partir do conceito Lixo Zero, apresenta formas sustentáveis de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente e melhorar a qualidade de vida. Lílian realizará uma palestra sobre o assunto no próximo sábado (27), às 10h, na Câmara Municipal.

    Lílian idealizou o projeto Lixo Zero Sul Fluminense (https://lixozerosulfluminense.com/) a partir da consciência de necessidade de redução do próprio lixo, ou melhor, da maneira como vinha se relacionando com ele. “Sempre me achei ecologicamente correta e vinha separando e levando nosso lixo para reciclagem em Resende (local mais próximo de Penedo, em Itatiaia, onde mora atualmente) e também fazendo compostagem há mais de 10 anos. Entretanto não havia parado em nenhum momento para pensar de maneira integrada”, disse.

    Mudando alguns hábitos simples, desde banir o uso de sacolas plásticas até fazer a compostagem de praticamente todo o lixo orgânico, Lílian conseguiu reduzir a produção dos resíduos domiciliares para cerca de 1kg e meio por mês. Mais do que minimizar o impacto ambiental gerado pelo lixo que produzia, conseguiu criar em casa uma consciência sustentável, principalmente, com a filha de 5 anos. “Um profundo sentimento de responsabilidade nasceu. E com tantas informações disponíveis sobre como nosso planeta está sendo sufocado por tanto lixo, plásticos e afins, não é possível cruzar os braços. E o melhor disso tudo? Percebo que minha pequena de 5 anos é como uma esponja (vegetal, por favor) que absorve praticamente todos estes conceitos de sustentabilidade e torna isso parte de seu dia a dia”.

    Por meio do projeto Lixo Zero Sul Fluminense, Lílian promove palestras e conversas sobre os primeiros passos essenciais para uma vida mais sustentável. Repensando o consumo e o conceito lixo zero; como entender e separar seus resíduos; escolhendo produtos eco-friendy e compostagem doméstica.

    A palestra sobre o tema “Lixo Zero no dia a dia”, a convite do vereador Hingo Hammes (PTB), será no Plenário da Câmara Municipal, que  que fica na Praça Visconde de Mauá, 89, Centro.

    Últimas